MANIFESTO DOS EDUCADORES MAIS UMA VEZ CONVOCADOS: A CONCEPÇÃO DE PÚBLICO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.7
V. 23, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: José Edimar de Souza, Darciel Pasinato
Resumo:
O presente artigo trata sobre o Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados: a concepção de público. O problema do artigo busca responder a uma questão central: qual a concepção de público presente no Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados em 1959? O objetivo geral é analisar os problemas educacionais no Brasil, como a falta de educação pública, gratuita, obrigatória e laica, assim como a falta de verbas para a escola pública no contexto das décadas de 1950 e 1960. A pesquisa é de natureza bibliográfica-documental. Utilizaremos como fontes de pesquisa, livros, capítulos de livros, dissertações, artigos em periódicos e dois importantes documentos: o Manifesto de 1932 e o Manifesto de 1959. O artigo além da introdução e das considerações finais, divide-se em três partes. Na primeira parte, estudaremos a origem do Manifesto de 1959. Já na segunda parte, descreveremos as inovações do Manifesto de 1959 em relação ao Manifesto de 1932. Na terceira e última parte, analisaremos a concepção de público presente no Manifesto dos Educadores de 1959.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5229
Palavras-Chave: Concepção de públicO, Manifesto de 1932,Manif
Conjectura: filosofia e educação
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