CURRÍCULO E PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DATAS COMEMORATIVAS EM DEBATE // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.8
V. 23, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico, Lilian Martins
Resumo:
O objetivo desse texto é problematizar o trabalho com as datas comemorativas instituído e praticado nas instituições educativas, geralmente por meio de festividades que incluem apresentações, lembrancinhas e danças, além de semanas temáticas. Considerando a educação infantil como fase importante para o desenvolvimento das crianças, reflete sobre o currículo para essa etapa de ensino e questiona os encaminhamentos adotados nas práticas que privilegiam um planejamento assentado em datas comemorativas no calendário escolar, pois tratam as situações de forma superficial e muitas vezes estereotipada. Essa cultura do espetáculo segue o que já é proclamado pela mídia e publicidade, que usam das datas para vender produtos por meio de apelo afetivo. As instituições, por sua vez, furtam-se ao enfrentamento dessas questões, ao debate, na medida em que legitimam e reforçam de forma acrítica esse discurso. Trata-se de estudo teórico, assentado em autores como Ostetto (2017; 2012; 2011), Barbosa (2006), dentre outros, que nos ajudam a pensar acerca do trabalho pedagógico com as crianças pequenas. A despeito da pouca literatura que trata da temática em debate, a reflexão orienta-nos para pensar sobre o que tem sido privilegiado no trabalho com as crianças, sobre a ausência de reflexão que mormente acompanha as comemorações nas instituições educativas e a necessidade de enfrentamento dessa questão por parte de professores e escolas. A execução de atividades repetitivas, destituídas de significado e participação efetiva das crianças, vai na contramão de uma educação humanizadora, desloca a energia dos professores para esses momentos, deixando de lado questões curriculares imprescindíveis para a formação dos pequenos.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5388
Palavras-Chave: Datas Comemorativas, Currículo, Planejamento,
Conjectura: filosofia e educação
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