AS RAÍZES FILOSÓFICAS DAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A REVISÃO ÉTICA NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS NO BRASIL // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.4
V. 23, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Fausto dos Santos Amaral Filho
Resumo:
O presente artigo busca identificar os possíveis fundamentos filosóficos que possam embasar a área biomética, junto ao sistema CEP/CONEP, que justifiquem o seu domínio frente às questões relativas à revisão ética na pesquisa científica no Brasil. Para tanto, começa por expor o modo pelo qual se processa a referida ingerência e a sua inadequação ético-epistemológica. Na sequência, identifica no surgimento da própria concepção de episteme, na Grécia antiga, as possíveis raízes desse imbróglio. Terminando por mostrar que é a partir de uma apropriação duvidosa da filosofia de Descartes que a área biomédica julga poder justificar o seu domínio frente às outras ciências, principalmente frente às Ciências Humanas e Sociais. Revelando, assim, que os procedimentos universalizantes estabelecidos pelo sistema CEP/CONEP, ao fim e ao cabo, não possuem fundamento algum, mas, apenas e tão somente, um desejo não justificado de poder.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6056
Palavras-Chave: Pesquisa em educação,Ética,Fundamentação
Conjectura: filosofia e educação
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