PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ÉTICA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N3.6

V. 23, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Jayme Paviani, Vanderlei Carbonara

Resumo:

No decorrer do artigo, são analisados diferentes pressupostos epistemológicos e suas possíveis implicações nos processos de ensino e aprendizagem no contexto educacional. Para tanto o texto parte de alguns esclarecimentos preliminares sobre a ideia de pressupostos e contextualiza aspectos do debate epistemológico em relação a algumas das matrizes educacionais mais expressivas. Ao propor uma análise da possibilidade de um conhecimento seguro e verdadeiro diante dos processos de ensino e aprendizagem, o artigo alcança seu ponto mais significativo de argumentação e coloca em debate concepções objetivistas e não objetivistas sobre o conhecimento. A fim de responder a tal debate, a argumentação seguirá de modo a justificar uma concepção epistemológica não objetivista e com estruturação de racionalidade nos moldes da filosofia prática e, por isso, numa perspectiva ética. Nesse percurso, a interdisciplinaridade é discutida e apresentada como decorrência da concepção epistemológica defendida pelos autores. Ao longo de todo o texto, são apontadas pistas de reflexão e de tomada de decisão que possibilitam compreender aspectos de diferentes matrizes do currículo na Educação Básica e Superior.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5747

Palavras-Chave: Critérios de legitimação do conhecimento, Ens

Conjectura: filosofia e educação

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