FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE SOBRE A DIMENSÃO PEDAGÓGICA // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019003
V. 24 (2019) • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Adriana Richit, Leandro Hupalo
Resumo:
O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da educação profissional no Brasil, olhando-as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativa e interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo, sobre dissertações e teses voltadas à temática ‘formação pedagógica de professores na educação profissional’, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Este recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre esta temática, concomitante a expansão da própria educação profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores desta modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5821
Palavras-Chave: Formação de professores,Educação Profissiona
Conjectura: filosofia e educação
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