A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E A FORMAÇÃO HUMANA NUMA PERSPECTIFA MONISTA EM DEWEY // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019008

V. 24 (2019) • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Aline Franciele Morigi, Angelo Vitório Cenci

Resumo:

O presente artigo trata da relação entre experiência estética e formação humana a partir da abordagem de John Dewey e tem como objetivo demonstrar as contribuições da experiência estética para a formação humana, a partir da perspectiva monista deste autor. Para dar conta desse propósito, tomamos como referência principal a sua obra Arte como Experiência e, como complementares, Democracia e Educação, Experiência e educação e Vida e Educação. O artigo aborda, inicialmente, a relação entre a experiência estética e o papel da imaginação para, em um segundo passo, tematizar a contribuição da experiência estética à educação compreendida como formação em uma perspectiva monista.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6926

Palavras-Chave: Experiência estética,Formação humana, Arte,

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co