Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 14, N. 2
Editorial
Flávia Brocchetto Ramos Neires Maria Soldatelli Paviani
APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM
Cláudia Maria Mendes Gontijo
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO
Aline Elisabete Pereira, Onici Claro Flôres
HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS: MODIFICAÇÕES NO LER E ESCREVER?
Gislaine Gracia Magnabosco
PRODUÇÃO DE NARRATIVA E AUTORIA
Neiva Maria Tebaldi Gomes
LINGUAGEM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGO NECESSÁRIO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Edi Jussara Candido Lorensatti
DA LEITURA ESCOLARIZADA À LEITURA LITERÁRIA: A TRAGETÓRIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Renata Junqueira de Souza, Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto
A LINGUAGEM LITERÁRIA E A PLURALIDADE CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA REFLEXÃO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA
Eliane Santana Dias Debus, Margarida Cristina Vasques
LITERATURA E GÊNERO: VETORES PARA A FORMAÇÃO DO AUTOR
Cecil Jeanine Albert Zinani
REFLEXÕES SOBRE A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA
Ana Luisa Brandt, Felipe Gustsack, Juliana Feldmann
VAMOS CANTAR HISTÓRIAS?
Leila Mury Bergmann, Maria Cecília A. R. Torres
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA ESCOLHA DE HISTÓRIAS EM UM RECORTE DE EXPERIÊNCIAS GAÚCHAS
Edgar Roberto Kirchof, Rosa Maria Hessel Silveira
JORNADINHAS NACIONAIS DE LITERATURA DE PASSO FUNDO FORMANDO LEITORES: EM FOCO A 4ª JORNADINHA
Adriana Röhrig, Fabiane Verardi Burlamaque
Letramento acadêmico: leitura e escrita na universidade: entrevista com David Russel
Flávia Brocchetto Ramos, Vânia Marta Espeiorin
Ensino de Língua Portuguesa: repercussões educacionais, políticas e socioeconômicas: entrevista com Irandé
Antunes Flávia Brocchetto Ramos
Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para a Pré-Escola e o Ensino Fundamental
Nathalie Vieira Neves
História da educação: uma forma de aprender
Roseli Maria Bergozza
Desafio ao tradicional
Deline Farenzena