Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 15, N. 3

Apresentação

Terciane Ângela Luchese

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO INTUITIVO:A CONTRIBUIÇÃO DE MARIE PAPE-CARPANTIER (1815-1878)

Maria Helena Camara Bastos

A HISTÓRIA DO PRIMEIRO PARQUE INFANTIL MUNICIPAL DE SOROCABA: O CONTEXTO HISTÓRICO E AS CIRCUNSTÂNCIAS ESPECÍFICAS DA CRIAÇÃO E DA INSTALAÇÃO DA ESCOLA

Suad Aparecida Ribeiro de Oliveira

CIVISMO E MILITARISMO DA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM BASEADA NO JORNAL O REBATE (PELOTAS/RS, 1914-1915)

Giana Lange do Amaral, Maria Augusta Martiarena de Olivera

ELA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL

Léia Adriana da Silva Santiago

ALGUNS ASPECTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA EUROPA

Abudo Machud, Muleka Mwewa, Ana Inés Renta

DO AMBIENTE DOMÉSTICO ÀS SALAS DE AULA: NOVOS ESPAÇOS, VELHAS REPRESENTAÇÕES

Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza, Lúcio Kreutz

ESCOLA COMPLEMENTAR: PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – 1930-1961

Roseli Maria Bergozza, Terciane Ângela Luchese

A PERFOMANCE DO PROFESSOR COORDENADOR NA ESCOLA BURGUESA

Márcia Natália Motta Mello, José Luis Vieira de Almeida

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Rejane Esther Vieira

CAMINHARES: FRAGMENTOS SOBRE OFICINAS DE ESCRITA E INTERROGAÇÕES SOBRE OS ENSINARES E OS APRENDERES

Mariana De Bastiani Lange

ECOS DE UM COTIDIANO JUVENIL: AS ESCRITAS DE SI NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Nilda Stecanela, Carmem Craidy

Professoras primárias e seus papéis no palco da vida

Cláudia Luci Scussel

A caverna

Andreza Marques de Castro Leão

Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar

Andréia Bonho Borba

O legado educacional do século XX no Brasil

Eli Narciso da Silva Torres