Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 15, N. 3
Apresentação
Terciane Ângela Luchese
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO INTUITIVO:A CONTRIBUIÇÃO DE MARIE PAPE-CARPANTIER (1815-1878)
Maria Helena Camara Bastos
A HISTÓRIA DO PRIMEIRO PARQUE INFANTIL MUNICIPAL DE SOROCABA: O CONTEXTO HISTÓRICO E AS CIRCUNSTÂNCIAS ESPECÍFICAS DA CRIAÇÃO E DA INSTALAÇÃO DA ESCOLA
Suad Aparecida Ribeiro de Oliveira
CIVISMO E MILITARISMO DA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM BASEADA NO JORNAL O REBATE (PELOTAS/RS, 1914-1915)
Giana Lange do Amaral, Maria Augusta Martiarena de Olivera
ELA: UMA CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL
Léia Adriana da Silva Santiago
ALGUNS ASPECTOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA EUROPA
Abudo Machud, Muleka Mwewa, Ana Inés Renta
DO AMBIENTE DOMÉSTICO ÀS SALAS DE AULA: NOVOS ESPAÇOS, VELHAS REPRESENTAÇÕES
Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza, Lúcio Kreutz
ESCOLA COMPLEMENTAR: PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL – 1930-1961
Roseli Maria Bergozza, Terciane Ângela Luchese
A PERFOMANCE DO PROFESSOR COORDENADOR NA ESCOLA BURGUESA
Márcia Natália Motta Mello, José Luis Vieira de Almeida
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS NO CENÁRIO BRASILEIRO
Rejane Esther Vieira
CAMINHARES: FRAGMENTOS SOBRE OFICINAS DE ESCRITA E INTERROGAÇÕES SOBRE OS ENSINARES E OS APRENDERES
Mariana De Bastiani Lange
ECOS DE UM COTIDIANO JUVENIL: AS ESCRITAS DE SI NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
Nilda Stecanela, Carmem Craidy
Professoras primárias e seus papéis no palco da vida
Cláudia Luci Scussel
A caverna
Andreza Marques de Castro Leão
Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar
Andréia Bonho Borba
O legado educacional do século XX no Brasil
Eli Narciso da Silva Torres