Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 16, N. 1

Apresentação

Paulo César Nodari e Everaldo Cescon

ÜBER EINIGE SCHWIERIGKEITEN, DIE ANTIKE MORALPHILOSOPHIE ZU VERSTEHEN

Christoph Horn

LA NOCIÓN ARISTOTÉLICA DE VIDA CONTEMPLATIVA (BÍOS THEORETIKÓS). ETHICA NICOMACHEA X 7 Y IX 9: VIVIR, SENTIR Y PENSAR

Jesús Araiza

O DIREITO DE TER PARA SER LIVRE

Marly Carvalho Soares

EL NOSOTROS ÉTICO-HISTÓRICO: HACIA UNA ÉTICA EN PERSPECTIVA LATINOAMERICANA

Juan Carlos Scannone

BELLEZA Y FORMACIÓN EN EL PENSAMIENTO DE PLATÓN

Juan Carlos Mansur

ENTRE O DIZER E O DITO: SOBRE A PRECARIEDADE E A FINITUDE DE NOSSO SABER EM EMMANEL LEVINAS

Sandro Cozza Sayão

PARA ALÉM DOS ARGUMENTOS

Sofia Miguens

ESCLARECIMENTO, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA EM KANT

Paulo César Nodari, Fernando Saugo

POSIÇÃO ORIGINAL: UM RECURSO PROCEDIMENTAL PURO

Elnora Gondin, Osvaldino Gondin

RACHELS, James. Elementos da filosofia moral.

Keberson Bresolin

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais

Mateus Salvadori

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas.

Daniel José Crocoli