Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 16, N. 1
Apresentação
Paulo César Nodari e Everaldo Cescon
ÜBER EINIGE SCHWIERIGKEITEN, DIE ANTIKE MORALPHILOSOPHIE ZU VERSTEHEN
Christoph Horn
LA NOCIÓN ARISTOTÉLICA DE VIDA CONTEMPLATIVA (BÍOS THEORETIKÓS). ETHICA NICOMACHEA X 7 Y IX 9: VIVIR, SENTIR Y PENSAR
Jesús Araiza
O DIREITO DE TER PARA SER LIVRE
Marly Carvalho Soares
EL NOSOTROS ÉTICO-HISTÓRICO: HACIA UNA ÉTICA EN PERSPECTIVA LATINOAMERICANA
Juan Carlos Scannone
BELLEZA Y FORMACIÓN EN EL PENSAMIENTO DE PLATÓN
Juan Carlos Mansur
ENTRE O DIZER E O DITO: SOBRE A PRECARIEDADE E A FINITUDE DE NOSSO SABER EM EMMANEL LEVINAS
Sandro Cozza Sayão
PARA ALÉM DOS ARGUMENTOS
Sofia Miguens
ESCLARECIMENTO, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA EM KANT
Paulo César Nodari, Fernando Saugo
POSIÇÃO ORIGINAL: UM RECURSO PROCEDIMENTAL PURO
Elnora Gondin, Osvaldino Gondin
RACHELS, James. Elementos da filosofia moral.
Keberson Bresolin
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais
Mateus Salvadori
NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas.
Daniel José Crocoli