Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 16, N. 2

Apresentação

Neires Maria Soldatelli Paviani, Tânia Maris de Azevedo

LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA COM BASE NAS TEORIAS DOS GÊNEROS DE TEXTOS (GENERA 2)

Neires Maria Soldatelli Paviani

MUDANÇA CONCEITUAL EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES

Adriane Teresinha Sartoti

DISCURSO DIDÁTICO: UM MODELO PARA DESCRIÇÃO DO SENTIDO PELA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA

Tânia Maris de Azevedo

REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS

Normélio Zanotto, J C Araújo

REPENSANDO A ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Joceli Maria Silva

OS GÊNEROS TEXTUAIS EM UM NOVO SUPORTE: SOFTWARES EDUCATIVOS

Ana Cristina Barbosa da Silva

QUEM SABE LER EDITORIAIS? DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Neires Maria Soldatelli Paviani, Isabel Maria Paese Pressanto, Niura Maria Fontana

O GÊNERO CONTO POPULAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR INICIANTE

Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo, Angélica Vieira da Silva

QUANDO SE ADAPTA UMA OBRA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS E JOVENS, QUE GÊNERO TEXTUAL É ADAPTADO?

Diógenes Buenos Aires de Carvalho

ARGUMENTAÇÃO, TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA E DESCRIÇÃO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVA DO DISCURSO

Tânia Maris de Azevedo, Ivanete Mileski

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Línguagem e comunicação Caxias do Sul: Educs, 2008

Marcelo Prado Amaral Rosa

FONTANA, Niura Maria; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; PRESSANTO, Isabel Maria Paese. Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação Caxias do Sul: Educs, 2009

Simone Viapiana

MACHADO, A. R. et al. Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais Campinas: Mercado das Letras, 2009

Vanessa Elisabete Urnau Bones