Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 16, N. 2
Apresentação
Neires Maria Soldatelli Paviani, Tânia Maris de Azevedo
LEITURA E ESCRITA EM SALA DE AULA COM BASE NAS TEORIAS DOS GÊNEROS DE TEXTOS (GENERA 2)
Neires Maria Soldatelli Paviani
MUDANÇA CONCEITUAL EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES
Adriane Teresinha Sartoti
DISCURSO DIDÁTICO: UM MODELO PARA DESCRIÇÃO DO SENTIDO PELA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA
Tânia Maris de Azevedo
REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUAS
Normélio Zanotto, J C Araújo
REPENSANDO A ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Joceli Maria Silva
OS GÊNEROS TEXTUAIS EM UM NOVO SUPORTE: SOFTWARES EDUCATIVOS
Ana Cristina Barbosa da Silva
QUEM SABE LER EDITORIAIS? DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Neires Maria Soldatelli Paviani, Isabel Maria Paese Pressanto, Niura Maria Fontana
O GÊNERO CONTO POPULAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR INICIANTE
Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo, Angélica Vieira da Silva
QUANDO SE ADAPTA UMA OBRA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS E JOVENS, QUE GÊNERO TEXTUAL É ADAPTADO?
Diógenes Buenos Aires de Carvalho
ARGUMENTAÇÃO, TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA E DESCRIÇÃO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVA DO DISCURSO
Tânia Maris de Azevedo, Ivanete Mileski
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli. Línguagem e comunicação Caxias do Sul: Educs, 2008
Marcelo Prado Amaral Rosa
FONTANA, Niura Maria; PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; PRESSANTO, Isabel Maria Paese. Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação Caxias do Sul: Educs, 2009
Simone Viapiana
MACHADO, A. R. et al. Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais Campinas: Mercado das Letras, 2009
Vanessa Elisabete Urnau Bones