Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 16, N. 3
Apresentação
Everaldo Cescon
OS PRESSUPOSTOS ÉTICO-EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM KANT E HABERMAS i
Jayme Pavian
IMPLICAÇÕES ÉTICAS E PEDAGÓGICAS NO TRABALHO DOCENTE COM O CORPO
Evaldo Antônio Kuiava, Lisiane Reis Brum
POSIÇÃO ORIGINAL: UM RECURSO PROCEDIMENTAL PURO
Elnora Gondin, Osvaldino Marra Rodrigues
SOCIEDADE DE CONSUMO: UMA ANÁLISE DO GLOBAL PARA O LOCAL
Paulino Eidt
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A CONTRIBUIÇÃO DE ABRAHAM JOSHUA HESCHEL A PARTIR DE SUAS RAÍZES JUDAICAS
Renato Somberg Pfeffer
JOHN DEWEY E ALDOUS HUXLEY: O ADMIRÁVEL E O IMPENSÁVEL NA FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTALIDADE
José Cláudio Matos
TRANSITANDO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: ESTRATÉGIAS FICCIONAIS DE ANA CRISTINA CÉSAR
Ilva Maria Boniatti
O DEVER INDIRETO DE PROMOVER A FELICIDADE PESSOAL EM KANT
Édison Martinho Difante
A ÉTICA DISCURSIVA E O CARÁTER PROCEDIMENTAL DO DISCURSO PRÁTICO EM HABERMAS
Cledes Antonio Casagrande, Eucledes Fábio Casagrande
MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 20031
Paulo Tiago Cardoso Campos
SKINNER, Q. Hobbes e a liberdade republicana. Trad. de Modesto Florenzano. São Paulo: Edunesp, 2010, 213p.
Diogo da Silva Roiz
OLIVA, Alberto. Filosofia da ciência. Rio de Janeiro: J. Zahar, 20031
Paulo Tiago Cardoso Campos
CHARLES, Sébastien. Cartas sobre a hipermodernidade ou O hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Barcarolla, 2009.
Marco Antonio Gonçalves
PAVIANI, Jayme. Platão & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008
Gelson Leonardo Rech