Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 17, N. 1
Apresentação
Everaldo Cescon, Paulo César Nodari
A GÊNESE DO CONCEITO DE FÓRMULA EM CÍCERO E SUA REFORMULAÇÃO NO IMPERATIVO CATEGÓRICO DE KANT
Valério Rohden
KANT E O SENTIMENTO MORAL - KANT AND THE MORAL SENTIMENT
Keberson Bresolin
A IDEIA DE BEM EM PLATÃO - THE IDEA OF WELL ON PLATO
Jayme Paviani
O MAL EM UM MUNDO SEM DEUS - THE EVIL IN A WORLD WITHOUT GOD*
Jean-Christophe Merle
A RECEPÇÃO BIOPOLÍTICA DA OBRA DE HANNAH ARENDT - THE BIOPOLITIC RECEPTION OF HANNAH ARENDT’ WORKS
Odílio Alves Aguiar
DIREITOS HUMANOS E A PERSPECTIVA DA PLURALIZAÇÃO E DA ÉTICA INTERCULTURAL - THE HUMAN RIGHTS AND THE PROSPECT OF PLURALIZATION AND INTERCULTURAL ETHICS
Paulo Hahn
POR QUE A RESPONSABILIDADE? - WHY RESPONSIBILITY?
André Brayner de Farias
RAZÃO E PAIXÃO: NECESSIDADE E CONTINGÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA VIDA ÉTICA - REASON AND PASSION: NECESSITY AND CONTINGENCY IN THE CONSTRUCTION OF ETHICAL LIFE
Alonso Bezerra de Carvalho
Pesquisa científica, TCC e outros modelos de avaliações de trabalhos de conclusão de curso - Scientific research, TCC and other models of evaluation of course conclusion works
Wilson Paloschi Spiandorello
TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade Trad. de Talyta Carvalho São Paulo: É Realizações, 2011
Fábio Beltrami
MOORE, George Edward. Principia ethica Trad. de Maria Manuela Rocheta Santos e Isabel Pedro dos Santos 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
Juliane Scariot
PAVIANI, Jayme. Filosofia, ética e educação: de Platão a Merleau-Ponty Caxias do Sul: Educs, 2010. 128p
Carlos Roberto Sabbi