Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 17, N. 1

Apresentação

Everaldo Cescon, Paulo César Nodari

A GÊNESE DO CONCEITO DE FÓRMULA EM CÍCERO E SUA REFORMULAÇÃO NO IMPERATIVO CATEGÓRICO DE KANT

Valério Rohden

KANT E O SENTIMENTO MORAL - KANT AND THE MORAL SENTIMENT

Keberson Bresolin

A IDEIA DE BEM EM PLATÃO - THE IDEA OF WELL ON PLATO

Jayme Paviani

O MAL EM UM MUNDO SEM DEUS - THE EVIL IN A WORLD WITHOUT GOD*

Jean-Christophe Merle

A RECEPÇÃO BIOPOLÍTICA DA OBRA DE HANNAH ARENDT - THE BIOPOLITIC RECEPTION OF HANNAH ARENDT’ WORKS

Odílio Alves Aguiar

DIREITOS HUMANOS E A PERSPECTIVA DA PLURALIZAÇÃO E DA ÉTICA INTERCULTURAL - THE HUMAN RIGHTS AND THE PROSPECT OF PLURALIZATION AND INTERCULTURAL ETHICS

Paulo Hahn

POR QUE A RESPONSABILIDADE? - WHY RESPONSIBILITY?

André Brayner de Farias

RAZÃO E PAIXÃO: NECESSIDADE E CONTINGÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DA VIDA ÉTICA - REASON AND PASSION: NECESSITY AND CONTINGENCY IN THE CONSTRUCTION OF ETHICAL LIFE

Alonso Bezerra de Carvalho

Pesquisa científica, TCC e outros modelos de avaliações de trabalhos de conclusão de curso - Scientific research, TCC and other models of evaluation of course conclusion works

Wilson Paloschi Spiandorello

TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade Trad. de Talyta Carvalho São Paulo: É Realizações, 2011

Fábio Beltrami

MOORE, George Edward. Principia ethica Trad. de Maria Manuela Rocheta Santos e Isabel Pedro dos Santos 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

Juliane Scariot

PAVIANI, Jayme. Filosofia, ética e educação: de Platão a Merleau-Ponty Caxias do Sul: Educs, 2010. 128p

Carlos Roberto Sabbi