Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 17, N. 2

Apresentação

Lúcio Kreutz Terciane Ângela Luchese

PRÁTICAS DES CASTIGOS ESCOLARES: ENLACES HISTÓRICOS ENTRE NORMAS E COTIDIANO

Milena Aragão, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas

A SALA DE AULA NO SÉCULO XIX: DISCIPLINA, CONTROLE, ORGANIZAÇÃO

Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira, Mônica Maciel Vahl

A PERFEIÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA CATÓLICA DE D. JOÃO BECKER NO PERÍODO DE 1912 A 1946

Cláudia Regina Costa Pacheco, Elomar Antônio Calegaro Tambara, Jorge Luiz da Cunha

ÁLBUNS E ESCRITA INFANTIL: ESCRITA EPISTOLAR DOS ALUNOS DO CURSO PRIMÁRIO DO COLÉGIO FARROUPILHA (PORTO ALEGRE/RS –1948-1966)*

Maria Helena Câmara Bastos

MEMÓRIAS DE DOCENTES: NARRATIVAS SOBRE SABERES E FAZERES DE DUAS PROFESSORAS RURAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1920-1950)

Gelson Leonardo Rech, Lúcio Kreutz, Terciane Ângela Luchese

UM PERIÓDICO JUVENIL: CIVILIDADES NAS PÁGINAS DE O CLARIM

Dóris Bitencourt Almeida

COMISSÃO ESPECIAL DE INVESTIGAÇÃO SUMÁRIA: UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA NADA SUTIL (BRASIL, GOLPE CIVIL-MILITAR/1964)

Beatriz T. Daudt Fisher, Marcos Fontana Cerutti

OS BASTIDORES DE UMA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE RIO GRANDE/RS

Giane Lange do Amaral, Josiane Alves da Silveira

SANDEL, Michael. Justiça: o que é fazer a coisa certa.

Alessandra Bombassaro

CASTELO BRANC0, P. H. V. B. Secularização inacabada: política e direito em Carl Schmitt.

Diogo da Silva Roiz