Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 17, N. 2
Apresentação
Lúcio Kreutz Terciane Ângela Luchese
PRÁTICAS DES CASTIGOS ESCOLARES: ENLACES HISTÓRICOS ENTRE NORMAS E COTIDIANO
Milena Aragão, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas
A SALA DE AULA NO SÉCULO XIX: DISCIPLINA, CONTROLE, ORGANIZAÇÃO
Eduardo Arriada, Gabriela Medeiros Nogueira, Mônica Maciel Vahl
A PERFEIÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA CATÓLICA DE D. JOÃO BECKER NO PERÍODO DE 1912 A 1946
Cláudia Regina Costa Pacheco, Elomar Antônio Calegaro Tambara, Jorge Luiz da Cunha
ÁLBUNS E ESCRITA INFANTIL: ESCRITA EPISTOLAR DOS ALUNOS DO CURSO PRIMÁRIO DO COLÉGIO FARROUPILHA (PORTO ALEGRE/RS –1948-1966)*
Maria Helena Câmara Bastos
MEMÓRIAS DE DOCENTES: NARRATIVAS SOBRE SABERES E FAZERES DE DUAS PROFESSORAS RURAIS DE CAXIAS DO SUL/RS (1920-1950)
Gelson Leonardo Rech, Lúcio Kreutz, Terciane Ângela Luchese
UM PERIÓDICO JUVENIL: CIVILIDADES NAS PÁGINAS DE O CLARIM
Dóris Bitencourt Almeida
COMISSÃO ESPECIAL DE INVESTIGAÇÃO SUMÁRIA: UMA ESTRATÉGIA POLÍTICA NADA SUTIL (BRASIL, GOLPE CIVIL-MILITAR/1964)
Beatriz T. Daudt Fisher, Marcos Fontana Cerutti
OS BASTIDORES DE UMA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE RIO GRANDE/RS
Giane Lange do Amaral, Josiane Alves da Silveira
SANDEL, Michael. Justiça: o que é fazer a coisa certa.
Alessandra Bombassaro
CASTELO BRANC0, P. H. V. B. Secularização inacabada: política e direito em Carl Schmitt.
Diogo da Silva Roiz