Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 17, N. 3
Apresentação
Everaldo Cescon
CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA O PENSAR E OAGIR ÉTICO: A EXPERIÊNCIA DA DIFERENÇA E DO OUTRO
Wanderley J. Ferreira Júnior
A PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE A PARTIR DA FILOSOFIA DA ALTERIDADE EM LEVINAS
Paulo Giovanni Rodrigues de Melo, Luiz Síveres
NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE A ÉTICA DAS VIRTUDES ARISTOTÉLICA
Idalgo José Sangalli, Jaqueline Stefani
EDUCAÇÃO MORAL: A BUSCA DA EXCELÊNCIA A PARTIR DE VIRTUDES ARISTOTÉLICAS E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Talita Carneiro Gader Safa, Samuel Mendonça
ÉTICA DA LIBERTAÇÃO DE ENRIQUE DUSSEL: CAMINHO DE SUPERAÇÃO DO IRRACIONALISMO MODERNO E DA EXCLUSÃO SOCIAL
Ivanilde Apoliceno Oliveira, Alder Sousa Dias
PENSANDO A ÉTICA NA PERSPECTIVA DAS FORMAS SIMBÓLICAS DE ERNST CASSIRER
Vladimir Fernandes
CIÊNCIA E ÉTICA: UMA NOVA FORMULAÇÃO DO IMPERATIVO CATEGÓRICO COMO PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE EM HANS JONAS
Fábio Antônio Gabriel, Odirlei Silva de Souza, Antônio Carlos de Souza
SOBRE A DISTINÇÃO ARGUMENTATIVA ENTRE A ÁREA DA LÓGICA E A ÉTICA
Itamar Soares Veiga
MARTINS, Gilberto de Andrade.* Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa.
Paulo Tiago Cardoso Campos
SIDGWICK, Henry. História da ética
Juliane Scariot