Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 18, N. 1

Apresentação

Prof. Dra. Eliana Maria do Sacramento Soares

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL: O PROGRAMA UCA-ERECHIM (RS) // THE TRAINING OF TEACHERS IN THE PUBLIC POLICIES OF DIGITAL INCLUSION: THE UCA-ERECHIM (RS) PROGRAM

Marcus Vinícius Maltempi, Adriana Richit

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA // VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS AND CONTINUOUS TEACHERS TRAINING IN DISTANCE MODALITY

Miguel Alfredo Orth, Fabiane Sarmento Oliveira Fuet, Janete Otte, Marcus Freitas Neves

AVARTE: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA À EXCLUSÃO DIGITAL // AVARTE: A PEDAGOGICAL ALTERNATIVE TO DIGITAL EXCLUSION

Elisabeth Brandão Schmidt, Michelle Coelho Salort

EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD: OS CASOS UCS E UFRGS // UNIVERSITY EDUCATION AND TEACHING AND LEARNING PROCESSES IN EAD: UCS AND UFRGS CASES

Andréia Morés

IDENTIDADES NERD/GEEK NA WEB: UM ESTUDO SOBRE PEDAGOGIAS CULTURAIS E CULTURAS JUVENIS // NERD/GEEK IDENTITIES ON THE WEB: A STUDY ON CULTURAL PEDAGOGIES AND YOUTH CULTURE

Angela Dillmann Nunes Bicca, Ana Paula de Araújo Cunha, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Max de Lima Jahnke

JOGOS ELETRÔNICOS E ASPECTOS MORAIS: A BORDA ENTRE O VIRTUAL E O ATUAL // ELECTRONIC GAMES AND MORAL ASPECTS: THE BORDER BETWEEN VIRTUAL AND ACTUAL

Daniela Karine Ramos

NO CENÁRIO DA PÓS-MODERNIDADE: A REITERADA EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA // POST-MODERN SETTING: THE REPEATED DEMAND FOR QUALITY IN CONTEMPORARY EDUCATION

Maria Lúcia de Amorim Soares, Eliete Jussara Nogueira, Luiz Fernando Gomes

REDES SOCIAIS: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DIGITAL COOPERATIVO // SOCIAL NETWORKS: COLLABORATIVE DIGITAL LEARNING SPACE

Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler, Léa da Cruz Fagundes

TECNOLOGIAS VIRTUAIS NA EDUCAÇÃO INCIDINDO NO UNIVERSO SIMBÓLICO DO PROFESSOR // DIGITAL TECHNOLOGIES IN EDUCATION AND THE TEACHER’S SYMBOLIC UNIVERSE

Anna Rita Sartore, Edna Cristina do Prado

TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE SOCIEDADE TECNOLÓGICA // CRITICAL THEORY OF SOCIETY: A LOOK AT EDUCATION IN TIMES OF TECHNOLOGICAL SOCIETY

Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória, Bruno Perozzi da Silveira, Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Juliana Carla Fleiria Pimenta, Juliana Rossi Duci

COMPRENDRE LES LIENS PROFESSIONNELS ENTRE LE RASED ET LES ÉQUIPES ÉDUCATIVES // UNDERSTAND THE PROFESSIONAL RELATIONSHIP BETWEEN THE RASED AND EDUCATIONAL TEAMS

Jean-Claude Régnier, Marie-Françoise Crouzier

KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

Marcelo Luis Fardo

VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. do S. Aprendizagem em ambientes virtuais [recurso eletrônico]: compartilhando ideias e construindo cenários. Caxias do Sul: Educs, 2010.

VALENTINI, C. B.; SOARES, E. M. do S.

SEN, Amartya. A ideia de justiça. Trad. de Denise Bottmann e Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Lucas Mateus Dalsoto