Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 18, N. 3
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon
"DAR-FORMA" ALL'UMANO: DIMENSIONE ANTROPOLOGICA, ETICA ED EDUCATIVA DELLA BILDUNG IN EDITH STEIN // "SHAPING" THE HUMAN: ANTHROPOLOGICAL, ETHICAL AND EDUCATIONAL BILDUNG IN EDITH STEIN
Calogero Caltagirone
A QUESTÃO DE PESQUISA SOB A PERSPECTIVA DA ATITUDE FENOMENOLÓGICA DE INVESTIGAÇÃO // THE RESEARCH ISSUE ACCORDING TO THE PERSPECTIVE OF PHENOMENOLOGICAL INVESTIGATION ATTITUDE
Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Tiago Emanuel Klüber
INTRODUÇÃO DA CIÊNCIA NA INFÂNCIA: O CASO DA SÉRIE "DE ONDE VEM?" // INTRODUCTION OF SCIENCE IN CHILDHOOD: THE CASE OF SERIES "DE ONDE VEM?"
Flávia Brocchetto Ramos, Marcelo Prado Amaral Rosa
CONTEXTUALISMO JUSTIFICACIONISTA: UMA NOVA RESPOSTA AO PROBLEMA DO REGRESSO EPISTÊMICO // JUSTIFICATIONIST CONTEXTUALISM: A NEW RESPONSE TO THE EPISTEMIC REGRESS PROBLEM
Tiegue Vieira Rodrigues
INSEGNARE MATEMATICA AL TEMPO DELLA CRISI: COME I CAMBIAMENTI ECONOMICI E SOCIALI IMPONGONO UN RIPENSAMENTO DELLA DIDATTICA // TEACH MATHEMATICS IN THE TIME OF CRISIS: HOW THE ECONOMIC AND SOCIAL CHANGES REQUIRE RETHINKING DIDACTICS
Alessandro Cordelli
PARA ALÉM DE QUALQUER PRINCÍPIO EDUCATIVO: A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER // BEYOND ANY EDUCATIVE PRINCIPLE: THE SCHOOL EDUCATION AS A PROCESS OF CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE
Rogério Rodrigues
PROBLEMATIZANDO A ESCRITA COM PROFESSORAS EM FORMAÇÃO // DISCUSSING WRITING WITH TEACHERS IN TRAINING Felipe Gustsack
Felipe Gustsack
O CONHECIMENTO COMO PRINCÍPIO DA COLONIALIDADE E DA SOLIDARIEDADE // KNOWLEDGE AS A PRINCIPLE OF COLONIALITY AND SOLIDARITY
Luiz Síveres, José Roberto de Souza Santos
SWANN E A FORMAÇÃO OBJETIVA DO SUJEITO: REFLEXÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO // SWANN AND THE OBJECTIVE CULTURAL FORMATION: REFLECTIONS BY THEODOR W. ADORNO
Christian Muleka Mwewa, Alexandre Fernandez Vaz
ÉTICA E CONSUMO: O CONSUMO COMO ESTRATÉGIA ÉTICO-POLÍTICA // ETHICS AND CONSUMPTION: THE CONSUMPTION AS ETHICAL-POLITICAL STRATEGY
Marco Antônio Gonçalves, Everaldo Cescon
AUTONOMIA VERSUS HETERONOMIA: O PRINCÍPIO DA MORAL EM KANT E LEVINAS // AUTONOMY VERSUS HETERONOMY: THE PRINCIPLE OF MORALITY IN KANT AND LEVINAS
Keberson Bresolin
Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas
Darlan Silvestrin
Uma era secular
Odair Camati
Força de Lei: o fundamento místico da autoridade
Fábio Beltrami
Estudos da linguagem na educação
Fabiana Kaodoinski