Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Apresentação // Presentation
Flávia Brocchetto Ramos, Jefferson Mainardes, Nilda Stecanela
REFLEXÕES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL // REFLECTIONS ON GRADUATE EDUCATION IN RIO GRANDE DO SUL
Clóvis Renan Jacques Guterres
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: O SENTIDO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO // RESEARCH AND POST-GRADUATION IN EDUCATION: THE POLITICAL AND PEDAGOGICAL MEANING OF THE TRAINING
Maria Isabel da Cunha
NOTAS REFLEXIVAS Y DESCRIPTIVAS SOBRE EL ENFOQUE DE LAS EPISTEMOLOGÍAS DE LA POLÍTICA EDUCATIVA // NOTAS REFLEXIVAS E DESCRITIVAS SOBRE O ENFOQUE DAS EPISTEMOLOGIAS DA POLÍTICA EDUCATIVA
César Tello
A EMERGÊNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISAS AFINS // THE URGENT NEED FOR ANALYZING THE TEACHERS’ FORMATION: RELATED RESEARCHES
Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussame Ferrari Leite
CONCEPÇÕES SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA E DO CONHECIMENTO NAS PROPOSTAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM // CONCEPTIONS ABOUT THE ROLE OF THE SCHOOL AND KNOWLEDGE IN CYCLES OF LEARNING PROJECTS
ilvana Stremel, Jefferson Mainardes
OS IMPACTOS DO PIBID NAS LICENCIATURAS E NA EDUCAÇÃO BÁSICA // THE IMPACTS OF PIBID IN LICENSURE AND IN BASIC EDUCATION
Adair Aguiar Neitzel, Valéria Silva Ferreira, Denise Costa
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI // EVALUATION OF PUBLIC POLICIES EDUCATIONAL: RESULTS OF THE PROUNI
Márcio Mugnol, Maria Lourdes Gisi
QUALIDADE (SOCIAL) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE // QUALITY (SOCIAL) IN BASIC EDUCATION: THE CHALLENGE OF BUILDING IN THE WEST SANTA CATARINA MUNICIPALITIES
Elton Luiz Nardi, Marilda Pasqual Schneider
AS AULAS DE CIÊNCIAS: CONVOCANDO PARA AS IDENTIDADES CIENTÍFICAS // SCIENCE CLASSES: CALLING UP FOR SCIENTIFIC IDENTITIES
Moisés Alves de Oliveira, Aline de Moura Mattos
CRIANÇAS INVESTIGADORAS? CENÁRIOS DE PARTICIPAÇÃO ATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA // CHILDREN AS RESEARCHERS? SCENARIOS OF CHILDREN’S PARTICIPATION IN MIDDLE SCHOOL
Paulo Jorge Freitas da Silva e Costa, Natália Fernandes, Maria Beatriz Oliveira Pereira
ESCOLA E MEDIAÇÃO LITERÁRIA // SCHOOL AND MEDIATION IN LITERATURE
Célia Regina Delácio Fernandes, Maísa Barbosa da Silva Cordeiro