Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Apresentação // Presentation

Flávia Brocchetto Ramos, Jefferson Mainardes, Nilda Stecanela

REFLEXÕES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL // REFLECTIONS ON GRADUATE EDUCATION IN RIO GRANDE DO SUL

Clóvis Renan Jacques Guterres

pós-graduação, educação, ensino superior, uni

PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: O SENTIDO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO // RESEARCH AND POST-GRADUATION IN EDUCATION: THE POLITICAL AND PEDAGOGICAL MEANING OF THE TRAINING

Maria Isabel da Cunha

NOTAS REFLEXIVAS Y DESCRIPTIVAS SOBRE EL ENFOQUE DE LAS EPISTEMOLOGÍAS DE LA POLÍTICA EDUCATIVA // NOTAS REFLEXIVAS E DESCRITIVAS SOBRE O ENFOQUE DAS EPISTEMOLOGIAS DA POLÍTICA EDUCATIVA

César Tello

A EMERGÊNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISAS AFINS // THE URGENT NEED FOR ANALYZING THE TEACHERS’ FORMATION: RELATED RESEARCHES

Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussame Ferrari Leite

CONCEPÇÕES SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA E DO CONHECIMENTO NAS PROPOSTAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM // CONCEPTIONS ABOUT THE ROLE OF THE SCHOOL AND KNOWLEDGE IN CYCLES OF LEARNING PROJECTS

ilvana Stremel, Jefferson Mainardes

OS IMPACTOS DO PIBID NAS LICENCIATURAS E NA EDUCAÇÃO BÁSICA // THE IMPACTS OF PIBID IN LICENSURE AND IN BASIC EDUCATION

Adair Aguiar Neitzel, Valéria Silva Ferreira, Denise Costa

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: OS RESULTADOS DO PROUNI // EVALUATION OF PUBLIC POLICIES EDUCATIONAL: RESULTS OF THE PROUNI

Márcio Mugnol, Maria Lourdes Gisi

QUALIDADE (SOCIAL) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO NOS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE // QUALITY (SOCIAL) IN BASIC EDUCATION: THE CHALLENGE OF BUILDING IN THE WEST SANTA CATARINA MUNICIPALITIES

Elton Luiz Nardi, Marilda Pasqual Schneider

AS AULAS DE CIÊNCIAS: CONVOCANDO PARA AS IDENTIDADES CIENTÍFICAS // SCIENCE CLASSES: CALLING UP FOR SCIENTIFIC IDENTITIES

Moisés Alves de Oliveira, Aline de Moura Mattos

CRIANÇAS INVESTIGADORAS? CENÁRIOS DE PARTICIPAÇÃO ATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA // CHILDREN AS RESEARCHERS? SCENARIOS OF CHILDREN’S PARTICIPATION IN MIDDLE SCHOOL

Paulo Jorge Freitas da Silva e Costa, Natália Fernandes, Maria Beatriz Oliveira Pereira

ESCOLA E MEDIAÇÃO LITERÁRIA // SCHOOL AND MEDIATION IN LITERATURE

Célia Regina Delácio Fernandes, Maísa Barbosa da Silva Cordeiro