Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 19, N. 1

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon

ACCION Y LIBERTAD: LA CRITICA DE RICOEUR AL REDUCCIONISMO // ACTION AND FREEDOM: RICOEU'S CRITICS TO REDUCTIONISM

Blanco Ilari Juan Ignacio

POR EL ANONADAMIENTO A LA LIBERTAD DEL “AMOR NUEVO”. UNA LECTURA ESTETICO TEOLÓGICA DE "EL ESPEJO DE LAS ALMA SIMPLES" DE M. PORETE // BY ANNIHILATION TO FREEDOM OF "NEW LOVE". A THEOLOGICAL AESTHETIC READING OF "THE MIRROR OF SIMPLE SOULS" BY M. PORETE

Cecilia Avenati de Palumbo

LO SCANDALO DELL’UNICITÀ E LE SUE CONSEGUENZE. LA PROPOSTA ONTOLOGICA DI RAIMON PANIKKAR // THE SCANDAL OF THE UNIQUENESS AND ITS CONSEQUENCES. THE ONTOLOGICAL PROPOSAL OF RAIMON PANIKKAR

Stefano Santasilia, Paolo Calabrò

ANTINOMIAS DO CONCEITO DE AUTOÉTICA DE EDGAR MORIN A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO MATERIALISMO DIALÉTICO // ANTINOMIES OF THE CONCEPT OF EDGAR MORIN'S AUTO-ETHICS FROM THE THEORETICAL ASSUMPTIONS OF DIALECTICAL MATERIALISM

Ricardo Gauterio Cruz, Rossane Vinhas Bigliardi, Luis Fernando Minasi

AS VÁRIAS FACES ESTÉTICAS NA FORMAÇÃO HUMANA: O FECUNDO UNIVERSO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Lúcia Schneider Hardt, Rosana Silva de Moura, Heloiza Helena Barbosa

formação, filosofia da educação,estética, teo

IL FATTO EDUCATIVO // THE EDUCATIONAL FACT

Rocco Carsillo

SUBJETIVIDADE, ALTERIDADE E EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE ADORNO E LEVINAS // SUBJECTIVITY, OTHERNESS AND EDUCATION: APPROACHES BETWEEN ADORNO AND LEVINAS

Alex Sander da Silva

O NIILISMO NIETZSCHIANO COMO MAIS UMA REFERÊNCIA ANALÍTICA PARA A COMPREENSÃO DO FENÔMENO DO MAL-ESTAR DOCENTE // THE NIETZSCHEAN NIHILISM AS AN ADDITIONAL ANALYTICAL REFERENCE FOR UNDERSTANDING THE PHENOMENON OF TEACHER MALAISE

Sérgio Pereira da Silva, Yara Magalhães dos Santos

A ESCOLA COMO PRIMADO DA REPRESENTAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILLES DEELUZE // THE SCHOOL AS A PRIMACY OF REPRESENTATION: CONTRIBUTIONS OF THE GILLES DELEUZE’S THOUGHT

Marcos Carneiro Silva

CONVENTO DA PENHA: UM LUGAR DE MEMÓRIA E DE HISTÓRIA CULTURAL // CONVENT OF PENHA: A PLACE OF MEMORY AND CULTURAL HISTORY

Alberto Carlos de Souza, Tulio Alberto Martins de Figueiredo

Convento da Penha, Lugares de memória

Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade

Darlan Silvestrin

O que o dinheiro não compra

Leandro da Silva Bertoncello

Corpos voláteis, corpos perfeitos

Osvaldo Barreto Oliveira Júnior