Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 19, N. 3
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon
O CONCEITO DE RELIGIÃO NO INÍCIO DA FILOSOFIA MODERNA, TRÊS EXEMPLOS: MAQUIAVEL, CARDANO E BRUNO // THE CONCEPT OF RELIGION IN EARLY MODERN PHILOSOPHY, THREE EXAMPLES: MACHIAVELLI, CARDANO AND BRUNO
Thomas Leinkauf
A POSSIBILIDADE DE PENSAR A FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA: IMPREGNANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPERIMENTANDO O INÉDITO // THE POSSIBILITY THINKING PHILOSOPHY IN PERSPECTIVE OF DIFFERENCE
Carla Gonçalves Rodrigues, Samuel Molina Schnorr
ATIVIDADE FILOSÓFICA NA EJA: UM RELATO DE PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES // PHILOSOPHICAL ACTIVITY IN EJA: A REPORT OF INTERDISCIPLINARY PRACTICES
Wanderley da Silva
RESPONSABILIDADE E HEURÍSTICA DO TEMOR EM HANS JONAS // RESPONSIBILITY AND HEURISTIC OF FEAR IN HANS JONAS
Paulo César Nodari, Luiza de Avezedo Pacheco
A FORMAÇÃO DO ETHOS CONTEMPORÂNEO: DESAFIOS À EDUCAÇÃO // THE FORMATION OF CONTEMPORARY ETHOS: CHALLENGES TO EDUCATION
Roque Strieder, Anderson Luiz Tedesco
POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA IDENTIDADE DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA POR MEIO DA PRÁTICA DE ENSINO EM FILOSOFIA // EFFECTIVE FOR POSSIBILITIES DISCIPLINE OF IDENTITY OF PHILOSOPHY THROUGH PRACTICE IN TEACHING PHILOSOPHY
Rodrigo Diego de Souza, Márcia Regina Carletto, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos
ALGUNS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER // SOME MODES OF TEACHING AND LEARNING
Jayme Paviani, Neires Maria Soldatelli Paviani
TRABALHO COLABORATIVO: UM CONCEITO POLISSÊMICO // COLLABORATIVE WORK: A POLYSEMIC CONCEPT
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Carlinda Leite
A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: DAS LACUNAS EXISTENTES ÀS DISCUSSÕES NECESSÁRIAS // THE THEME OF SCHOOL VIOLENCE IN INITIAL FORMATION OF TEACHER: FROM EXISTING FAULTS TO THE NECESSARY DISCUSSIONS
Denis Domeneghetti Badia, Ana Paula Poli, Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza
CARTOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA: INFLEXÕES PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO // CARTOGRAPHY AS METHODOLOGICAL STRATEGY: INFLECTIONS FOR RESEARCH IN EDUCATION
Marilda de Oliveira, Cristian Poletti Mossi
Iniciativas escolares entre imigrantes italianos no Rio Grande do Sul lembradas no Álbum do Cinquentenário da colonização italiana
Gelson Leonardo Rech
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A religião na sociedade urbana e pluralista.
Sandra Maria Krindges
GODOY, Luciana Bertini. Ceifar, semear: 13 a correspondência de Van Gogh.
Pepita de Souza Afiune
SINGER, Peter. Ética prática.
Wiltonn William Leite