Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 20, N. 1
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon
DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM E DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS CANHOTOS // LANGUAGE AND LEARNING DISORDERS IN HANDER CHILDREN
Antonino Bucca, Carmen Valentina Arcoraci
IL GUSTO ALIMENTA L'EROS // THE TASTE FEEDS EROS
Rosalia Cavalieri
AUTONOMIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E TENSÕES PARA A FORMAÇÃO HUMANA // AUTONOMY AND EDUCATION: REFLECTIONS AND TENSIONS IN WAYS FOR HUMAN TRAINING
Rafael Bianchi Silva
O ESFORÇO COMO PRESENÇA NA EXPERIÊNCIA TEMPORAL DOCENTE // EFFORT AS PRESENCE IN-TEACHING TEMPORAL EXPERIENCE
Sandrelena da Silva Monteiro, Renata Morais Lima
O PENSAMENTO CRÍTICO COMO FERRAMENTA DE DEFESA INTELECTUAL // CRITICAL THINKING AS A TOOL OF INTELLECTUAL DEFENSE
Valdemir Guzzo, Guilherme Brambatti Guzzo
O PROCESSO DE CIENTIFICIZAÇÃO DA PEDAGOGIA EXPRESSO NA PASSAGEM DA NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA PARA EXPERIMENTO NA LITERATURA EDUCACIONAL ESPECIALIZADA // THE SCIENTIFIC PROCESS OF PEDAGOGY IN THE TRANSITION OF EXPERIENCE FOR TO EXPERIMENT PRESENTED...
Bruno Gonçalves Borges, Décio Gatti Júnior
TRABALHO, FORMAÇÃO INTEGRAL E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: (DES)ENCONTROS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO // WORK, INTEGRAL FORMATION AND FOREIGN LANGUAGE TEACHING: (DES) MEETINGS IN THE HIGH SCHOOL INTEGRATED WITH TECHNICAL
Daniella de Souza Bezerra, Aleksandar Jovanovic
PARA UMA RELEITURA DAS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE HABERMAS // TOWARD A RE-READING OF THE RELATIONSHIP BETWEEN THEORY AND PRACTICE IN EDUCATION: CONTRIBUTIONS OF HABERMAS
Amelia Escotto do Amaral Ribeiro
O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS E SUAS PRECURSORAS: MEMÓRIAS APAGADAS (1954-1996) // THE UFRGS SCHOOL OF APPLICATION AND ITS PRECURSORS: MEMORIES DELETED (1954-1996)
Doris Bittencourt Almeida, Valeska Alessandra de Lima
NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO E O PROCESSO ESCOLAR ENTRE IMIGRANTES POLONESES NO RIO GRANDE DO SUL // NATIONALIZATION OF EDUCATION AND SCHOOL PROCESS AMONG POLISH IMMIGRANTS IN RIO GRANDE DO SUL
Adriano Malikoski, Lúcio Kreutz
MONTANDON, Alan. O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. Sandra Patricia Eder Comandulli
Sandra Patricia Eder Comandulli