Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 20, N. 2
Apresentação // Presentation
Os Editores
FONDAMENTO ETICO DELL’EDUCARE IN ROMANO GUARDINI // ETHICAL BASIS OF EDUCATING IN ROMANO GUARDINI
Calogero Caltagirone
IL PARADIGMA NIETZSCHE DI M. HEIDEGGER TRA METAFISICA E IM-POSSIBILITÀ DELL’OLTRE // THE PARADIGM OF M. HEIDEGGER'S NIETZSCHE BETWEEN METAPHYSICS AND IM-POSSIBILITY OF ADDITION
Luigi De Blasi
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DAS SOCIEDADES COMPLEXAS: DESAFIOS POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS // SOCIAL MOVEMENTS AND POPULAR EDUCATION IN THE CONTEXT OF COMPLEX SOCIETIES: POLITICAL AND EPISTEMOLOGICAL CHALENGES
Telmo Marcon
O ENSINO COMO LUGAR DE ENCONTROS ALEGRES: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E DA FILOSOFIA DE ESPINOSA // TEACHING AS A PLACE OF JOYFUL ENCOUNTERS: REFLECTIONS FROM THE SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND THE PHILOSOPHY OF ESPINOSA
Eliana Sousa Alencar Marques, Maria Vilani Cosme Carvalho
LEARNING TO LIVE TOGETHER IN PEACE AND HARMONY: UM OLHAR COMPROMETIDO COM A FORMAÇÃO HUMANA // LEARNING TO LIVE TOGETHER IN PEACE AND HARMONY: A LOOK COMMITTED TO HUMAN FORMATION
Claudemir Inacio dos Santos, José Policarpo Junior
AS CONTRIBUIÇÕES DO ANARQUISMO CRISTÃO PARA A EDUCAÇÃO: PARA ALÉM DO PROMETEÍSMO SOCIAL // THE CONTRIBUTIONS OF CHRISTIAN ANARCHISM FOR EDUCATION: BEYOND THE SOCIAL PROMETHEANISM
Gildemarks Costa e Silva
INDÍCIOS DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA // EVIDENCE OF INNOVATION AND CREATIVITY OF THE CONTINUING EDUCATION PROCESS
Maria José de Pinho, Maria José da Silva Morais, Jocyléia Santana dos Santos
IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DE PESQUISA CONTEMPORÂNEA EM CIÊNCIAS HUMANAS ANALISADAS À LUZ DA ÉTICA CIENTÍFICA // IMPLICATIONS OF PRACTICE OF CONTEMPORARY RESEARCH IN HUMANITIES EXAMINED IN THE LIGHT OF ETHICS
Olzeni Costa Ribeiro, Luiz Síveres
INCLUSÃO SOCIODIGIAL: A IMPLANTAÇÃO DO PROINFO EM MINAS GERAIS // SOCIODIGITAL INCLUSION: IMPLEMENTATION PROINFO IN MINAS GERAIS
Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Ademir José Santos, José Wilson Costa
ANÁLISE DOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS VIRTUAIS COMO MEDIADORES ENTRE SUJEITOS E O CONHECIMENTO // ANALYSIS OF VIRTUAL MUSEUMS AND CULTURAL CENTERS AS MEDIATORS BETWEEN SUBJECTS AND KNOWLEDGE
Daniel Mill, Jorge Luiz Pierobon
SÍVERES, Luiz. Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida
Ivar César Oliveira de Vasconcelos
SANDEL, Michael J. Contra a perfeição: ética na era da engenharia genética.
Quétlin Nicole Meurer