Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 20, N. 2

Apresentação // Presentation

Os Editores

FONDAMENTO ETICO DELL’EDUCARE IN ROMANO GUARDINI // ETHICAL BASIS OF EDUCATING IN ROMANO GUARDINI

Calogero Caltagirone

Homem, Ética,Educação, Ação,Formação

IL PARADIGMA NIETZSCHE DI M. HEIDEGGER TRA METAFISICA E IM-POSSIBILITÀ DELL’OLTRE // THE PARADIGM OF M. HEIDEGGER'S NIETZSCHE BETWEEN METAPHYSICS AND IM-POSSIBILITY OF ADDITION

Luigi De Blasi

Nietzsche, Heidegger, Kant,Transvaloração, Me

MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DAS SOCIEDADES COMPLEXAS: DESAFIOS POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS // SOCIAL MOVEMENTS AND POPULAR EDUCATION IN THE CONTEXT OF COMPLEX SOCIETIES: POLITICAL AND EPISTEMOLOGICAL CHALENGES

Telmo Marcon

Movimentos sociais,Educação popular, Política

O ENSINO COMO LUGAR DE ENCONTROS ALEGRES: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E DA FILOSOFIA DE ESPINOSA // TEACHING AS A PLACE OF JOYFUL ENCOUNTERS: REFLECTIONS FROM THE SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND THE PHILOSOPHY OF ESPINOSA

Eliana Sousa Alencar Marques, Maria Vilani Cosme Carvalho

Atividade de ensinar,Sentido e significado, E

LEARNING TO LIVE TOGETHER IN PEACE AND HARMONY: UM OLHAR COMPROMETIDO COM A FORMAÇÃO HUMANA // LEARNING TO LIVE TOGETHER IN PEACE AND HARMONY: A LOOK COMMITTED TO HUMAN FORMATION

Claudemir Inacio dos Santos, José Policarpo Junior

Formação humana, Educação, Educação integral,

AS CONTRIBUIÇÕES DO ANARQUISMO CRISTÃO PARA A EDUCAÇÃO: PARA ALÉM DO PROMETEÍSMO SOCIAL // THE CONTRIBUTIONS OF CHRISTIAN ANARCHISM FOR EDUCATION: BEYOND THE SOCIAL PROMETHEANISM

Gildemarks Costa e Silva

Anarquismo cristão, Jacques Ellul,Educação

INDÍCIOS DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA // EVIDENCE OF INNOVATION AND CREATIVITY OF THE CONTINUING EDUCATION PROCESS

Maria José de Pinho, Maria José da Silva Morais, Jocyléia Santana dos Santos

Memória de professores,Inovação e criativida

IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DE PESQUISA CONTEMPORÂNEA EM CIÊNCIAS HUMANAS ANALISADAS À LUZ DA ÉTICA CIENTÍFICA // IMPLICATIONS OF PRACTICE OF CONTEMPORARY RESEARCH IN HUMANITIES EXAMINED IN THE LIGHT OF ETHICS

Olzeni Costa Ribeiro, Luiz Síveres

Ética,Verdade,Método, Ciências Humanas

INCLUSÃO SOCIODIGIAL: A IMPLANTAÇÃO DO PROINFO EM MINAS GERAIS // SOCIODIGITAL INCLUSION: IMPLEMENTATION PROINFO IN MINAS GERAIS

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Ademir José Santos, José Wilson Costa

Inclusão sociodigital, Proinfo, Capacitação

ANÁLISE DOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS VIRTUAIS COMO MEDIADORES ENTRE SUJEITOS E O CONHECIMENTO // ANALYSIS OF VIRTUAL MUSEUMS AND CULTURAL CENTERS AS MEDIATORS BETWEEN SUBJECTS AND KNOWLEDGE

Daniel Mill, Jorge Luiz Pierobon

Museus Virtuais,Centros Culturais Virtuais,Me

SÍVERES, Luiz. Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida

Ivar César Oliveira de Vasconcelos

SANDEL, Michael J. Contra a perfeição: ética na era da engenharia genética.

Quétlin Nicole Meurer