Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 20
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon, Nilda Stecanela
A FORMAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS HUMANOS PELA EDUCAÇÃO: BASES ÉTICO-FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS // EDUCATION TO FORMATION OF THE HUMAN RIGHTS SUBJECT: ETHICAL AND PHILOSOPHICAL BASES OF HUMAN RIGHTS EDUCATION
Paulo César Carbonari
O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS PRESAS // THE HUMAN RIGHT TO EDUCATION OF IMPRISONED YOUNG AND ADULT PERSONS
Mariangela Graciano, Sérgio Haddad
ONTOLOGIA DA DIVERSIDADE // ONTOLOGY OF DIVERSITY
Junot Cornélio Matos
EDUCAÇÃO À PAZ E EM DIREITOS HUMANOS // EDUCATION FOR PEACE AND HUMAN RIGHTS
Everaldo Cescon, Nilda Stecanela
INTERCULTURALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: AÇÕES E REFLEXÕES DESDE OS DIREITOS HUMANOS // INTERCULTURALITY IN HIGHER EDUCATION: ACTIONS AND REFLECTIONS FROM THE HUMAN RIGHTS
Guillermo Williamson, María Díaz Coliñir
EDUCAÇÃO DO CAMPO E DIREITOS HUMANOS: UMA CONQUISTA, MUITOS DESAFIOS // FIELD OF EDUCATION AND HUMAN RIGHTS: A CONQUEST, MANY CHALLENGES
Geraldo Augusto Locks, Mareli Eliane Graupe, Jisilaine Antunes Pereira
A BASE CONCEITUAL DO DIREITO UNIVERSAL À EDUCAÇÃO SUPERIOR // THE CONCEPTUAL BASIS OF THE UNIVERSAL RIGHT TO HIGHER EDUCATION
Tristan McCowan
ENVELHECIMENTO E DIREITOS HUMANOS // AGEING AND HUMAN RIGHTS
Pedro Moura Ferreira
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: HOMOFOBIA, TRABALHO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR // HUMAN RIGHTS AND SEXUAL DIVERSITY AT SCHOOL: HOMOPHOBIA, TEACHER’S WORK AND EVERYDAY LIFE AT SCHOOL
Elizeu Clementino de Souza
EDUCAÇÃO INFANTIL E LITERATURA: UM DIREITO A SONHAR, AMPLIAR E CONSTRUIR REPERTÓRIO // KINDERGARTEN AND LITERATURE: RIGHT TO DREAM, BUILD AND BROADEN REPERTOIRE
Renata Junqueira de Souza, Irando Alves Martins
PELO DIREITO DE RECONTAR-SE: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS ORAIS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE PRISÃO // FOR THE RIGHT TO RECOUNT IT: AN ANALYSIS OF ORAL NARRATIVES OF WOMEN IN PRISON
Maria Aparecida de Barros, Alexandra Santos Pinheiro
DOS DIREITOS NATURAIS AOS DIREITOS HUMANOS E A DIGNIDADE HUMANA // FROM NATURAL RIGHTS TO HUMAN RIGHTS AND THE HUMAN DIGNITY
Paulo César Nodari, Luiz Síveres