Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 20, N. 3
Apresentação // Presentation
Os Editores
O ENSINO MISTO COMO PRÁTICA ESCOLAR NOS PRIMEIROS ANOS DE FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, BENTO GONÇALVES/RS (1956 – 1972) // THE BLENDED LEARNING AS A SCHOOL PRACTICE IN THE FIRST YEARS OF THE COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Julia Poletto, Lúcio Kreutz
OS PROCESSOS DE GOVERNAMENTALIDADE NA ESCOLA E AS LUTAS TRANSVERSAIS // GOVERNMENTALITY PROCESS AT SCHOOL AND THE TRANSVERSAL STRUGGLES
Marcos Carneiro Silva
A EPIFANIA DO EPÍTETO SAPIENS E SUAS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS: UM ENSAIO FILOSÓFICO SOBRE A ÉTICA E A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL // LA EPIFANÍA DEL EPÍTETO SAPIENS Y SUS CONSECUENCIAS AMBIENTALES
Humberto Calloni, Filipi Vieira Amorim
TEMPORALIDADES NA VIDA DE PROFESSORAS // TEMPORALITIES IN THE LIFE OF TEACHING
Luciana P. Marques, Karla Aparecida Gabriel, Alan Willian de Jesus
PENSAR A POTÊNCIA DOS AFETOS NA E PARA A EDUCAÇÃO // THINKING ABOUT POWER OF AFFECTIONS IN AND FOR EDUCATION
Cristina Novikoff, Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti
UMA CRÍTICA À CIDADANIA LIBERAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR // A CRITICAL TO CITIZENSHIP IN THE CONTEXT OF LIBERAL YOUTH AND ADULT EDUCATION IN SCHOOL EDUCATION
Rubens Luiz Rodrigues, Cleonice Halfeld Solano, Ivone Ribera Ambrósio, Ana Carolina Brugger Silva, Rodrigo Bellei de Oliveira
FILOSOFIA DOS VALORES: UMA COMPREENSÃO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICA DA CIÊNCIA AXIOLÓGICA // PHILOSOPHY OF VALUES : A HISTORICAL-EPISTEMOLOGICAL UNDERSTANDING OF AXIOLOGICAL SCIENCE
Lucken Bueno Lucas, Marinez Meneghello Passos
MULTIRREFERENCIALIDADE E O PENSAR FILOSÓFICO EM SALA DE AULA: ELEMENTOS PARA UMA DESCONSTRUÇÃO DO ENSINO DE FILOSOFIA TRADICIONAL // MULTIREFERENTIALITY AND THE PHILOSOPHICAL THINKING IN THE CLASSROOM: ELEMENTOS FOR A DECONSTRUCTION OF TRADITIONAL ...
Francisco Ramos Neves
CONSIDERAÇÕES SOBRE A EPISTEMOLOGIA DOS EXPERIMENTOS MENTAIS // CONSIDERATIONS ABOUT EPISTEMOLOGY OF THOUGHT EXPERIMENTS
Marcia Regina Santana Pereira
UNAMUNO Y LA POIESIS EDUCATIVA: LAS TECNICAS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE ENFOCADAS A PARTIR DE LA IMPORTÂNCIA DE LOS ELEMENTOS DEL TRIÁNGULO PEDAGÓGICO // UNAMUNO AND EDUCATIONAL PIESIS
Emanuel José Maroco dos Santos
VIANNA, Marielle de Souza, Práticas de leitura e religiosidade em Dom Quixote
Luiz Carlos Bombassaro