Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 21, N. 1
Apresentação // Presentation
Os Editores
L’ARTE DEL PALATO E LA DENATURALIZZAZIONE DEL CIBO: MOMENTI DI UNA STORIA EVOLUTIVA // THE ART OF THE PALATE AND THE DENATURALIZATION OF FOOD: MOMENTS OF AN EVOLUTIONARY HISTORY
Rosalia Cavalieri
SIGNIFICATIVIDAD Y MUNDO EN LOS ESCRITOS DEL JOVEN HEIDEGGER // SIGNIFICANCE AND WORLD IN THE WRITINGS OF THE YOUNG HEIDEGGER
Blanco Ignacio Ilari
DIÁLOGO: FUSÃO DE HORIZONTES - PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO GADAMERIANA DA ANTROPOLOGIA PEDAGÓGICA // DIALOGUE : FUSION OF HORIZONS - FOR GADAMERIAN FOUNDATION OF PEDAGOGICAL ANTHROPOLOGY
Teresa Arbelaez Cardona
FILOSOFIA, ENSINO E EMANCIPAÇÃO // PHILOSOPHY, EDUCATION AND EMANCIPATION
Paulino Eidt, Celso Eidt
CYBERBULLYING: PREOCUPAÇÃO DOS PROFESSORES E O ENVOLVIMENTO DA ESCOLA // CYBERBULLYING: PREOCUPATION OF TEACHERS AND SCHOOL'S INVOLVEMENT
Maria José Carvalho de Souza Domingues, Silvana Silva Vieira Tambosi, Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Gustavo da Rosa Borges
A SUBSTANCIALIDADE ÉTICA DA CONSTITUIÇÃO-ESTADO HEGELIANA // THE ETHICAL SUBSTANTIALITY OF HEGELIAN STATE-CONSTITUTION
Mateus Salvadori, Idalgo José Sangalli
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM ASPECTOS CULTURAIS LOCAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO // PEDAGOGICAL POLITICAL PROJECT: POSSIBLE JOINTS WITH CULTURAL AND LOCAL ASPECTS AND EDUCATION OF THE FIELD
Rerlen Ricardo Silva Paglia, Silvia Sell Duarte Pillotto
POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTEGRADORAS: PROPOSTAS CURRICULARES DO BRASIL E DA ARGENTINA // INTEGRATIVE EDUCATIONAL POLICIES: ARGENTINA AND BRAZIL’S PLANS OF STUDIES
Léia Adriana da Silva Santiago, Serlei Maria Fischer Ranzi, Marco Antônio de Carvalho, Maria Esperança Fernandes Carneiro
MEDIAÇÃO EDUCATIVA E ALTERIDADE // EDUCATION AND OTHERNESS MEDIATION
Carmen Lucia Fornari Diez, Wanderleia Dalla Costa
A HERMENÊUTICA HEIDEGGERIANA E A QUESTÃO DO CONHECIMENTO // THE KNOWLEDGE QUESTION AND HEIDEGGER’S HERMENEUTICS
Cezar Luís Seibt
Alex Guilherme e o diálogo de e com Martin Buber
Nilda Stecanela
GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Heidegger urgente: introdução a um novo pensar.
Luís Gabriel Provinciatto
RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil.
Mariele Gabrielli