Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 21, N. 1

Apresentação // Presentation

Os Editores

L’ARTE DEL PALATO E LA DENATURALIZZAZIONE DEL CIBO: MOMENTI DI UNA STORIA EVOLUTIVA // THE ART OF THE PALATE AND THE DENATURALIZATION OF FOOD: MOMENTS OF AN EVOLUTIONARY HISTORY

Rosalia Cavalieri

Arte de alimentos, Sabor,Cozinhar, Culinária,

SIGNIFICATIVIDAD Y MUNDO EN LOS ESCRITOS DEL JOVEN HEIDEGGER // SIGNIFICANCE AND WORLD IN THE WRITINGS OF THE YOUNG HEIDEGGER

Blanco Ignacio Ilari

Heidegger,Significatividade,Mundo

DIÁLOGO: FUSÃO DE HORIZONTES - PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO GADAMERIANA DA ANTROPOLOGIA PEDAGÓGICA // DIALOGUE : FUSION OF HORIZONS - FOR GADAMERIAN FOUNDATION OF PEDAGOGICAL ANTHROPOLOGY

Teresa Arbelaez Cardona

Antropologia pedagógica,Christoph Wulf, Gadam

FILOSOFIA, ENSINO E EMANCIPAÇÃO // PHILOSOPHY, EDUCATION AND EMANCIPATION

Paulino Eidt, Celso Eidt

Filosofia, Crítica, Ensino, Autonomia

CYBERBULLYING: PREOCUPAÇÃO DOS PROFESSORES E O ENVOLVIMENTO DA ESCOLA // CYBERBULLYING: PREOCUPATION OF TEACHERS AND SCHOOL'S INVOLVEMENT

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Silvana Silva Vieira Tambosi, Vanessa Edy Dagnoni Mondini, Gustavo da Rosa Borges

Cyberbullying, Escola,Professores

A SUBSTANCIALIDADE ÉTICA DA CONSTITUIÇÃO-ESTADO HEGELIANA // THE ETHICAL SUBSTANTIALITY OF HEGELIAN STATE-CONSTITUTION

Mateus Salvadori, Idalgo José Sangalli

Substancialidade ética, Constituição-Estado

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM ASPECTOS CULTURAIS LOCAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO // PEDAGOGICAL POLITICAL PROJECT: POSSIBLE JOINTS WITH CULTURAL AND LOCAL ASPECTS AND EDUCATION OF THE FIELD

Rerlen Ricardo Silva Paglia, Silvia Sell Duarte Pillotto

Práticas educativas., Educação do campo, Proj

POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTEGRADORAS: PROPOSTAS CURRICULARES DO BRASIL E DA ARGENTINA // INTEGRATIVE EDUCATIONAL POLICIES: ARGENTINA AND BRAZIL’S PLANS OF STUDIES

Léia Adriana da Silva Santiago, Serlei Maria Fischer Ranzi, Marco Antônio de Carvalho, Maria Esperança Fernandes Carneiro

Ensino de História da América, Mercosul Educa

MEDIAÇÃO EDUCATIVA E ALTERIDADE // EDUCATION AND OTHERNESS MEDIATION

Carmen Lucia Fornari Diez, Wanderleia Dalla Costa

A HERMENÊUTICA HEIDEGGERIANA E A QUESTÃO DO CONHECIMENTO // THE KNOWLEDGE QUESTION AND HEIDEGGER’S HERMENEUTICS

Cezar Luís Seibt

Conhecimento,Hermenêutica,Metafísica,Heidegg

Alex Guilherme e o diálogo de e com Martin Buber

Nilda Stecanela

GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. Heidegger urgente: introdução a um novo pensar.

Luís Gabriel Provinciatto

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil.

Mariele Gabrielli