Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 21, N. 2
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
MODERNIDADE, INFÂNCIA E LINGUAGEM EM WALTER BENJAMIN // MODERNITY, CHILDHOOD AND LANGUAGE IN WALTER BENJAMIN
Eloiza Gurgel Pires
O PENSAMENTO EM CONSTELAÇÃO ADORNIANO COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS FORMATIVAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS // THOUGHT ON ADORNO'S CONSTALLATION AS CRITICAL REFLECTION POSSIBILITY OF PRACTICE FORMATION IN EDUCATIONAL CONTEXTS
Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo, Ricardo Luiz de Bittencourt
A (IN)DETERMINÂNCIA DO CAPITAL CULTURAL E DO BACKGROUND NO DESEMPENHO DOS BOLSISTAS PROUNI: DAS NOTAS ALÉM DO ESPERADO ÀS HIPÓTESES DE RESULTADOS IMPROVÁVEIS // THE INDETERMINACY OF THE CULTURAL CAPITAL AND BACKGROUND IN THE PROUNI SCHOLARSHIP STUDENTS
Julio C. G. Bertolin, Cristina Fioreze
O DISCURSO PÓS-METAFÍSICO EM UMA SOCIEDADE SECULARIZADA SEGUNDO HABERMAS // THE POSTMETAPHYSICAL SPEECH IN A SOCIETY SECULARIZED BY HABERMAS
Paulo César Nodari, Alexandre Bressiani
KLAUS GÜNTHER E A NOVA PERSPECTIVA SOBRE A TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO: JUSTIFICAÇÃO E APLICAÇÃO // KLAUS GÜNTHER AND THE NEW PERSPECTIVE ON THE ARGUMENTATION THEORY: JUSTIFICATION AND APPLICATION
Keberson Bresolin
POR UM APRENDER DA INVENÇÃO: MODOS DE LER-ESCREVER EM OFICINAS DE ESCRILEITURAS // FOR A LEARNING OF INVENTION: MODES OF READ-WRITE IN ESCRILEITURAS'S WORKSHOPS
Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues
FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTURA: REFLEXÕES SOBRE O IDEAL DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NA ELABORAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL ALEMÃO
Marcos Fábio Alexandre Nicolau
ÉTICA DA ALTERIDADE E O PARADOXO DA HOSPITALIDADE AO OUTRO NA EDUCAÇÃO //
José Valdinei Albuquerque Miranda
VIRTUALIZAÇÃO E SOCIEDADE DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DAS MODIFICAÇÕES COGNITIVAS E IDENTITÁRIAS NOS SUJEITOS IMERSIVOS // VIRTUALIZATION AND DIGITAL SOCIETY: REFLECTIONS ON THE COGNITIVE AND IDENTITY CHANGES IN IMMERSIVE SUBJECTS
Martha Kaschny Borges, Sandro de Oliveira
O USO DE FONTES ORAIS NA PESQUISA EM LOMBA GRANDE/RS: ASPECTOS DAS ESCOLAS ISOLADAS (1940-1950) // THE ORAL SOURCES FOR USE IN RESEARCH IN LOMBA GRANDE/RS: ASPECTS OF ISOLATED SCHOOLS (1940-1950)
José Edimar de Souza
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades.
Everaldo Cescon