Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 21, N. 2

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava

MODERNIDADE, INFÂNCIA E LINGUAGEM EM WALTER BENJAMIN // MODERNITY, CHILDHOOD AND LANGUAGE IN WALTER BENJAMIN

Eloiza Gurgel Pires

Walter Benjamin,infância,modernidade, linguag

O PENSAMENTO EM CONSTELAÇÃO ADORNIANO COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS FORMATIVAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS // THOUGHT ON ADORNO'S CONSTALLATION AS CRITICAL REFLECTION POSSIBILITY OF PRACTICE FORMATION IN EDUCATIONAL CONTEXTS

Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo, Ricardo Luiz de Bittencourt

Constelação, Emancipação,Autorreflexão

A (IN)DETERMINÂNCIA DO CAPITAL CULTURAL E DO BACKGROUND NO DESEMPENHO DOS BOLSISTAS PROUNI: DAS NOTAS ALÉM DO ESPERADO ÀS HIPÓTESES DE RESULTADOS IMPROVÁVEIS // THE INDETERMINACY OF THE CULTURAL CAPITAL AND BACKGROUND IN THE PROUNI SCHOLARSHIP STUDENTS

Julio C. G. Bertolin, Cristina Fioreze

Capital cultural, Background, Educação superi

O DISCURSO PÓS-METAFÍSICO EM UMA SOCIEDADE SECULARIZADA SEGUNDO HABERMAS // THE POSTMETAPHYSICAL SPEECH IN A SOCIETY SECULARIZED BY HABERMAS

Paulo César Nodari, Alexandre Bressiani

Habermas,Modernidade, Sociedade, Pós-metafísi

KLAUS GÜNTHER E A NOVA PERSPECTIVA SOBRE A TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO: JUSTIFICAÇÃO E APLICAÇÃO // KLAUS GÜNTHER AND THE NEW PERSPECTIVE ON THE ARGUMENTATION THEORY: JUSTIFICATION AND APPLICATION

Keberson Bresolin

Justificação, Aplicação, Validade ,Adequabili

POR UM APRENDER DA INVENÇÃO: MODOS DE LER-ESCREVER EM OFICINAS DE ESCRILEITURAS // FOR A LEARNING OF INVENTION: MODES OF READ-WRITE IN ESCRILEITURAS'S WORKSHOPS

Josimara Wikboldt Schwantz, Carla Gonçalves Rodrigues

Aprender, Projeto Escrileituras, Oficinas de

FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTURA: REFLEXÕES SOBRE O IDEAL DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NA ELABORAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL ALEMÃO

Marcos Fábio Alexandre Nicolau

ÉTICA DA ALTERIDADE E O PARADOXO DA HOSPITALIDADE AO OUTRO NA EDUCAÇÃO //

José Valdinei Albuquerque Miranda

VIRTUALIZAÇÃO E SOCIEDADE DIGITAL: REFLEXÕES ACERCA DAS MODIFICAÇÕES COGNITIVAS E IDENTITÁRIAS NOS SUJEITOS IMERSIVOS // VIRTUALIZATION AND DIGITAL SOCIETY: REFLECTIONS ON THE COGNITIVE AND IDENTITY CHANGES IN IMMERSIVE SUBJECTS

Martha Kaschny Borges, Sandro de Oliveira

Virtual e real, Virtualização, Ciberespaço e

O USO DE FONTES ORAIS NA PESQUISA EM LOMBA GRANDE/RS: ASPECTOS DAS ESCOLAS ISOLADAS (1940-1950) // THE ORAL SOURCES FOR USE IN RESEARCH IN LOMBA GRANDE/RS: ASPECTS OF ISOLATED SCHOOLS (1940-1950)

José Edimar de Souza

Metodologia de pesquisa, Escolas isoladas, Hi

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades.

Everaldo Cescon