Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 21, N. 3
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antonio Kuiava
FRIEDRICH NIETZSCHE E IL "DOVER ESSERE" DELL'UOMO: ISTANZE ANTROPOETICHE // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.01
Calogero Caltagirone
A EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA ENTRE A VULNERABILIDADE E A AUTOSSUFICIÊNCIA HUMANA // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.02
Angelo Vitório Cenci, Edison Alencar Casagranda
A IRREDUTIBILIDADE DO CONCEITO DE CONFIANÇA NA EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.03
Patricia Ketzer
SABERES DOCENTES E AXIOLOGIA: OS VALORES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.04
Lucken Bueno Lucas, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
SUBJETIVAÇÕES EM MEIO À VIDA UNIVERSITÁRIA E SUA INTERFACE COM O APRENDER INVENTIVO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.05
Carla Gonçalves Rodrigues, Lisandra Berni Osório
PENSIERO DEBOLE, DEMOCRACIA E COMUNISMO: A QUESTÃO POLÍTICA NO PENSAMENTO DE GIANNI VATTIMO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.06
ANTONIO GLAUDENIR BRASIL MAIA
ALGUMAS REFLEXÕES TANATOLÓGICAS DE CARÁTER EDUCACIONAL NO PENSAMENTO DE PLATÃO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.07
Gustavo Araújo Batista
UMA INCURSÃO PELA TRÍADE CURRÍCULO, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.08
Meirecele Calíope Leitinho, Januário Rosendo Máximo Júnior
O TEMPO DO DOUTORADO E O PAPEL DAS TICS: QUESTÕES PARA PESQUISA E ANÁLISE // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.09
Luiza Turnes, Lucídio Bianchetti, Rafael Cunha
A VONTADE LIVRE E A RETIDÃO MORAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO TRATADO SOBRE A QUEDA DO DIABO DE SANTO ANSELMO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.10
Manoel Luís Cardoso Vasconcellos
SCHWARTZ, Suzana. Motivação para ensinar e aprender: teoria e prática.
Paulo Tiago Cardoso Campos
BONTEMPI JÚNIOR, Bruno. Laerte Ramos de Carvalho e a constituição História e Filosofia da Educação como disciplina acadêmica // Samir Ahmad dos Santos Mustapha
Samir Ahmad dos Santos Mustapha
GRUEN, Lori. Entangled empathy: an alternative ethic for our relationships with animals
Ana Paula Foletto Marin, Gabriel Garmendia da Trindade