Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 21, N. 3

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antonio Kuiava

FRIEDRICH NIETZSCHE E IL "DOVER ESSERE" DELL'UOMO: ISTANZE ANTROPOETICHE // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.01

Calogero Caltagirone

Übermensch,Dever ser, Vontade de potência,Riq

A EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA ENTRE A VULNERABILIDADE E A AUTOSSUFICIÊNCIA HUMANA // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.02

Angelo Vitório Cenci, Edison Alencar Casagranda

Vulnerabilidade, Autossuficiência., Condição

A IRREDUTIBILIDADE DO CONCEITO DE CONFIANÇA NA EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.03

Patricia Ketzer

Confiança epistêmica, Confiança moral. ,Fiab

SABERES DOCENTES E AXIOLOGIA: OS VALORES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.04

Lucken Bueno Lucas, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda

Axiologia, Saberes docentes., Revisão teórico

SUBJETIVAÇÕES EM MEIO À VIDA UNIVERSITÁRIA E SUA INTERFACE COM O APRENDER INVENTIVO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.05

Carla Gonçalves Rodrigues, Lisandra Berni Osório

Aprender inventivo, Subjetivação,Cartografia,

PENSIERO DEBOLE, DEMOCRACIA E COMUNISMO: A QUESTÃO POLÍTICA NO PENSAMENTO DE GIANNI VATTIMO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.06

ANTONIO GLAUDENIR BRASIL MAIA

Pensiero debole,democracia, Comunismo, Vattim

ALGUMAS REFLEXÕES TANATOLÓGICAS DE CARÁTER EDUCACIONAL NO PENSAMENTO DE PLATÃO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.07

Gustavo Araújo Batista

Educação, Filosofia, Morte ,Platão, Virtude

UMA INCURSÃO PELA TRÍADE CURRÍCULO, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.08

Meirecele Calíope Leitinho, Januário Rosendo Máximo Júnior

Currículo, Formação docente,Filosofia da ciên

O TEMPO DO DOUTORADO E O PAPEL DAS TICS: QUESTÕES PARA PESQUISA E ANÁLISE // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.09

Luiza Turnes, Lucídio Bianchetti, Rafael Cunha

Doutorado,TICs,Tempo,. Trabalho e educação

A VONTADE LIVRE E A RETIDÃO MORAL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO TRATADO SOBRE A QUEDA DO DIABO DE SANTO ANSELMO // DOI: 10.18226/21784612.V21.N3.10

Manoel Luís Cardoso Vasconcellos

Vontade, Liberdade, Retidão

SCHWARTZ, Suzana. Motivação para ensinar e aprender: teoria e prática.

Paulo Tiago Cardoso Campos

BONTEMPI JÚNIOR, Bruno. Laerte Ramos de Carvalho e a constituição História e Filosofia da Educação como disciplina acadêmica // Samir Ahmad dos Santos Mustapha

Samir Ahmad dos Santos Mustapha

GRUEN, Lori. Entangled empathy: an alternative ethic for our relationships with animals

Ana Paula Foletto Marin, Gabriel Garmendia da Trindade