Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 22, N. 1
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
BELLEZA, MORADA DE LA PERSONA LIBRE
Juan Carlos Mansur Garda
THE EMERGENCE OF RATIONALITY: A PHILOSOPHICAL ESSAY
Leno Francisco Danner
A REFUTAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO POÉTICA NA ESTRUTURAÇÃO DA CIDADE
Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite, Hernani Veloso Carvalho
REGULAÇÃO E CONTROLE NA PÓS-GRADUAÇÃO: DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO À NOÇÃO DE EXCELÊNCIA COM PERTINÊNCIA TERRITORIAL
Ana Maria Machado, Maria Selma Grosch, Vanice dos Santos
AÇÃO PEDAGÓGICA, AÇÃO COMUNICATIVA E DIDÁTICA
Alexandre Zaslavsky
OS REFUGIADOS SOB O OLHAR DA FILOSOFIA E DA EDUCAÇÃO
Darcísio Natal Muraro
EDUCAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE: AS PRÁTICAS SOCIAIS E AS CONTROVÉRSIAS DO DESEJO
Rogério Rodrigues
RECONHECIMENTO E AUTORREALIZAÇÃO: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA LIBERDADE EM HEGEL
Thadeu Weber, Kassius Kirsten
O PROBLEMA DA EXPERIÊNCIA NA DISPUTA SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO: DILTHEY, WINDELBAND E RICKERT
José de Resende Júnior
A REVOLUÇÃO FRANCESA SEGUNDO KANT
Aylton Barbieri Durão, javier garcía medina
A filosofia e o cuidado da vida
Luís Gabriel Provinciatto