Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 22, N. 2

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava

EXPRESSIVE FORMS OF PSYCHOTIC LANGUAGE // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.01

Antonino Bucca

Psychotic languages,Fantastic or imagination

LE RAGIONI DELLA SENSUALITÀ DEL GUSTO /

Rosalia Cavalieri

Piacere del gusto,Passione,Emozioni,Avanguar

KANT, SUA INTERPRETAÇÃO MORAL DO CRISTIANISMO E RAÍZES BÍBLICO-CRISTÃS DA SUA ÉTICA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.03

Leonel Ribeiro dos Santos

Kant, Cristianismo,Bíblia, Ética

A INFÂNCIA COMO "DISPOSITIVO": UMA ABORDAGEM FOUCAULTIANA PARA PENSAR A EDUCAÇÃO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.04

Andrea Braga Moruzzi

Infância, Educação, Foucault, Dispositivo

TRAVESSIAS DE UMA PESQUISA: MAPEANDO ALGUMAS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS DA ANÁLISE DO DISCURSO EM MICHEL FOUCAULT // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.05

Bárbara Hees Garré, Paula Corrêa Henning

Educação ambiental,Ferramentas Analíticas.,Mi

A DUPLICIDADE NA EDUCAÇÃO DA ARETÉ EM "A REPÚBLICA" E EM "PROTÁGORAS" DE PLATÃO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.06

Marcelo Barreira

Platão,Areté, Democracia,Competência,Educação

ENSINO DE FILOSOFIA COM ARTE: ENTRE O PENSAR, O SENTIR E O ESCUTAR // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.07

Silmara Lídia Marton

Ensino de Filosofia, Filosofia e Educação,Ar

A MATEMÁTICA ESCOLAR: VOZES DE ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.08

Ieda Maria Giongo, Claudia Schvingel, Eluize Santin de Oliveira

Matemática Financeira,Escola Básica, Estudan

SOBRE O CONCEITO DE AMOROSIDADE EM PAULO FREIRE // DOI: 10.18226/21784612.V22.N2.09

Filipi Vieira Amorim, Humberto Calloni

Paulo Freire,Amorosidade,Ética, Formação hum

PÉREZ GÓMES, Angel I. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015, 192p.

Michel Mendes

NODARI, Paulo César. Ética, direito e política: a paz em Hobbes, Locke, Rousseau e Kant. São Paulo: Paulus, 2014, 301p.

Moisés João Rech