Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 22, N. 3
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
LA RELAZIONE IO-TU IN FERDINAND EBNER // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.1
Calogero Caltagirone
NECESSIDAD DE LA FILOSOFÍA ANTE LA PROBLEMÁTICA SOCIAL LATONOAMERICANA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.2
Benjamín Panduro Muñoz, Claudia Battestin, Hildegard Susana Jung
ILAN GUR-ZE’EV E O PROFESSOR IMPROVISADOR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES NA ESCOLA PÚBLICA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.3
Alexandre Guilherme, Denise Dalpiaz Antunes, Lucas Rech dos Santos
EDUCAÇÃOO SUPERIOR EM ESPAÇOS HÍBRIDOS: A PRESENÇA E A COPRESENÇA NO PROCESSO DE COOPERAÇÃO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.4
Luciana Backes, Karen Barchinski, Ana Margô Mantovani
DESAFIOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR: O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO ESCOLAR // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.5
Mariana Barbosa de Souza, Mateus Silva Skolaude, João Paulo Reis Costa, Bibiana Barbosa de Souza
CONTRADIÇÕES DO PROGRESSO E AMBIGUIDADES DA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.6
Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto, Sinésio Ferraz Bueno
POLÍTICA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA: O QUE PODE O POVO COM UMA JUSTIÇA QUE SE ASSEMELHA À ARTÊMIS? // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.7
Ester Maria Heuser
A BÍOS NO DISCURSO DO LÓGOS: PESSOA/PARTICIPANTE HÍGIDA EM PROJETOS DE PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.8
Carlos Roberto da Silveira, Nilo Agostini
SOBRE A ESCUTA COMO ACOLHIMENTO DO OUTRO: FRAGMENTOS DE UMA POÉTICA DA ESCUTA COMO CAMINHO DE FORMAÇÃO HUMANA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.9
Maria Verónica Pascucci
CURRÍCULO, SUBJETIVAÇÃO E POLÍTICA DA DIFERENÇA: UM DIÁLOGO COM HOMI BHABHA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.10
William de Goes Ribeiro
A DUPLA HÉLICE DO DNA: HISTÓRIA REVISITADA À LUZ DA EPISTEMOLOGIA KUHNIANA // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.11
Nyuara Araújo da Silva Mesquita, José Firmino de Oliveira Neto, Aline Prado de Oliveira, Christianne de Lima Borges Moraes
VIDAL, G. R.; CISNEROS, E.L. Convergencias teóricas: Usos y alcances de la Retórica. México: IIF/UNAM. 2015. 223 p.
Erico Lopes Pinheiro de Paula
SAUL, Ana Maria. Paulo Freire: uma prática docente a favor da educação crítico-libertadora. São Paulo: EDUC, 2016. 54p.
Mariana Parise Brandalise Dalsotto