Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 23, N. 1

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon, Evaldo Antônio Kuiava, Nilda Stecanela

THEODOR W. ADORNO E A DIALÉTICA NEGATIVA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.1

Pedro Savi Neto

Theodor Adorno, Dialética negativa, Teoria cr

PESQUISAS SOBRE LEITURA E ESCRITA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO SUL DO BRASIL // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.2

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig

Pesquisa,leitura, Escrita,Pós-Graduação,Educa

CONSTRUÇÃO DO PONTO DE VISTA E A ALTERIDADE EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.3

Osvaldo Barreto Oliveira Júnior, Dinéa Maria Sobral Muniz

Referentes textuaiS, Intersubjetividade,Orien

REIMAGINAÇÃO DAS CIDADES DE CALVINO POR MEIO DE FRAGMENTOS TRADUTÓRIOS // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.4

Fabiane Olegário, Sandra Mara Corazza

Tradução,Recriação,Pedagogia,Educação

PROFISSÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI: CONCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O SEU PAPEL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.5

Lizie Mendes Clock, Ana Lucia Pereira Baccon, Lucken Bueno Lucas, Thamiris Christine Mendes

Profissão docente, Função dos professores,.So

POR UMA CRÍTICA CONTEMPORÂNEA DA EDUCAÇÃO: JUSTIÇA AMBIENTAL E O CASO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ORIXIMINÁ - PA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.6

Vilmar Alves Pereira, Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger

Justiça Ambiental, Ecologia PolíticA,Educação

MANIFESTO DOS EDUCADORES MAIS UMA VEZ CONVOCADOS: A CONCEPÇÃO DE PÚBLICO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.7

José Edimar de Souza, Darciel Pasinato

Concepção de públicO, Manifesto de 1932,Manif

CURRÍCULO E PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DATAS COMEMORATIVAS EM DEBATE // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.8

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico, Lilian Martins

Datas Comemorativas, Currículo, Planejamento,

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.9

Léia Adriana da Silva Santiago, Maria Licia dos Santos

Educação escolar, Etnorracionalidade, Divers

A PERSPECTIVA DA ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.10

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Natália de Borba Pugens

Pluralidade humana,Ética da alteridade, Educa

La escuela como cultura y sus prácticas educativas: entrevista con Augustín Escolano

Benito José Edimar de Souza

NANCY, Jean-Luc. Banalidade de Heidegger

Luís Gabriel Provinciatto