Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 23, N. 1
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon, Evaldo Antônio Kuiava, Nilda Stecanela
THEODOR W. ADORNO E A DIALÉTICA NEGATIVA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.1
Pedro Savi Neto
PESQUISAS SOBRE LEITURA E ESCRITA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO SUL DO BRASIL // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.2
Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig
CONSTRUÇÃO DO PONTO DE VISTA E A ALTERIDADE EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.3
Osvaldo Barreto Oliveira Júnior, Dinéa Maria Sobral Muniz
REIMAGINAÇÃO DAS CIDADES DE CALVINO POR MEIO DE FRAGMENTOS TRADUTÓRIOS // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.4
Fabiane Olegário, Sandra Mara Corazza
PROFISSÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI: CONCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O SEU PAPEL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.5
Lizie Mendes Clock, Ana Lucia Pereira Baccon, Lucken Bueno Lucas, Thamiris Christine Mendes
POR UMA CRÍTICA CONTEMPORÂNEA DA EDUCAÇÃO: JUSTIÇA AMBIENTAL E O CASO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ORIXIMINÁ - PA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.6
Vilmar Alves Pereira, Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger
MANIFESTO DOS EDUCADORES MAIS UMA VEZ CONVOCADOS: A CONCEPÇÃO DE PÚBLICO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.7
José Edimar de Souza, Darciel Pasinato
CURRÍCULO E PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DATAS COMEMORATIVAS EM DEBATE // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.8
Aliandra Cristina Mesomo Lira, Eliane Dominico, Lilian Martins
DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: LIMITES E POSSIBILIDADES // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.9
Léia Adriana da Silva Santiago, Maria Licia dos Santos
A PERSPECTIVA DA ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.10
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Natália de Borba Pugens
La escuela como cultura y sus prácticas educativas: entrevista con Augustín Escolano
Benito José Edimar de Souza
NANCY, Jean-Luc. Banalidade de Heidegger
Luís Gabriel Provinciatto