Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co
V. 23, N. 2
Apresentação // Presentation
Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava
A FENOMENOLOGIA HEIDEGGERIANA E A DIFERENÇA DE PRINCÍPIO ENTRE FILOSOFIA E CIÊNCIA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.1
Marcos Alexandre Alves
PROGRESSO E NÃO DETERMINISMO CIENTÍFICOS A PARTIR DE CONCEITOS-CHAVE DA EPISTEMOLOGIA DE THOMAS KUHN // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.2
Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva, Maria de Fátima da Silva Verdeaux
ENTRE A CONSERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A POSSIBILIDADE DE NOVAS FUNDAÇÕES: O QUE PERMANECE DA TRADIÇÃO EM HANNAH ARENDT? // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.3
Daiane Eccel
AS RAÍZES FILOSÓFICAS DAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A REVISÃO ÉTICA NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS NO BRASIL // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.4
Fausto dos Santos Amaral Filho
ANGÚSTIA E DESESPERO COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA A PARTIR DA FILOSOFIA DE SÖREN KIERKEGAARD // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.5
Luciano da Silva Façanha, Leonardo Silva Sousa
REFUTAÇÃO DO CONCEITO DE CONFIANÇA DE RICHARD FOLEY: A IMPOSSIBILIDADE DE UM USO NÃO ANALÓGICO EM EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.6
Patricia Ketzer
AS CRIANÇAS PARTICIPAM DE CORPO INTEIRO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.7
Kátia Agostinho
DEMOCRACIA REPUBLICANA E CIDADANIA CONTESTATÓRIA EM PHILIP PETTIT // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.8
Alberto Paulo Neto
DA MAGIA AO CIBERESPAÇO: A IMAGEM COMO MEDIAÇÃO DAS ANGÚSTIAS PRIMITIVAS // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.9
Marsiel Pacífico, Luiz Roberto Gomes
A ECONOMIA INTERNACIONAL COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DA RELEITURA DE AMARTYA SEN SOBRE A TEORIA DE ADAM SMITH // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.10
Thaís Alves Costa, Evandro Barbosa
Ciência e as Humanidades // Les Sciences et les Humanités
Josemar de Campos Maciel, João Alberto Mendonça Silva