Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 23, N. 2

Apresentação // Presentation

Everaldo Cescon, Nilda Stecanela, Evaldo Antônio Kuiava

A FENOMENOLOGIA HEIDEGGERIANA E A DIFERENÇA DE PRINCÍPIO ENTRE FILOSOFIA E CIÊNCIA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.1

Marcos Alexandre Alves

Fenomenologia,Filosofia,Ciência,Facticidade,H

PROGRESSO E NÃO DETERMINISMO CIENTÍFICOS A PARTIR DE CONCEITOS-CHAVE DA EPISTEMOLOGIA DE THOMAS KUHN // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.2

Marcello Ferreira, André Luís Silva da Silva, Maria de Fátima da Silva Verdeaux

Thomas Kuhn, Progresso científico, Determinis

ENTRE A CONSERVAÇÃO DA MEMÓRIA E A POSSIBILIDADE DE NOVAS FUNDAÇÕES: O QUE PERMANECE DA TRADIÇÃO EM HANNAH ARENDT? // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.3

Daiane Eccel

Hannah Arendt,Karl Jaspers,Filosofia política

AS RAÍZES FILOSÓFICAS DAS QUESTÕES QUE ENVOLVEM A REVISÃO ÉTICA NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS NO BRASIL // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.4

Fausto dos Santos Amaral Filho

Pesquisa em educação,Ética,Fundamentação

ANGÚSTIA E DESESPERO COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA A PARTIR DA FILOSOFIA DE SÖREN KIERKEGAARD // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.5

Luciano da Silva Façanha, Leonardo Silva Sousa

Angústia, Desespero,Liberdade,Construção da e

REFUTAÇÃO DO CONCEITO DE CONFIANÇA DE RICHARD FOLEY: A IMPOSSIBILIDADE DE UM USO NÃO ANALÓGICO EM EPISTEMOLOGIA DO TESTEMUNHO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.6

Patricia Ketzer

Confiança epistêmica, Confiança moral, Fiabil

AS CRIANÇAS PARTICIPAM DE CORPO INTEIRO // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.7

Kátia Agostinho

Corpo,Criança, Educação Infantiil, Direitos,

DEMOCRACIA REPUBLICANA E CIDADANIA CONTESTATÓRIA EM PHILIP PETTIT // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.8

Alberto Paulo Neto

Republicanismo, Democracia,Contestação,Philip

DA MAGIA AO CIBERESPAÇO: A IMAGEM COMO MEDIAÇÃO DAS ANGÚSTIAS PRIMITIVAS // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.9

Marsiel Pacífico, Luiz Roberto Gomes

Imagem, Natureza,Espetáculo de si,Dialética d

A ECONOMIA INTERNACIONAL COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DA RELEITURA DE AMARTYA SEN SOBRE A TEORIA DE ADAM SMITH // DOI: 10.18226/21784612.V23.N2.10

Thaís Alves Costa, Evandro Barbosa

Desenvolvimento Humano, Economia, Liberdades,

Ciência e as Humanidades // Les Sciences et les Humanités

Josemar de Campos Maciel, João Alberto Mendonça Silva