Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co

V. 24 (2019)

LAS RELACIONES INTERPERSONALES COMO PROMOCIÓN ÉTICA SEGÚN MAURICE NÉDONCELLE // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019001

Calogero Caltagirone

Persona, Relación,Reciprocidad, Amor,Ética,Né

A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA LEGITIMAÇÃO DO ESTADO ATRAVÉS DA OBRA DE MAQUIAVEL // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019002

Rafael Bruno Gonçalves

Estado,Religião,Maquiavel,Política

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE SOBRE A DIMENSÃO PEDAGÓGICA // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019003

Adriana Richit, Leandro Hupalo

Formação de professores,Educação Profissiona

O ENSINO DE FILOSOFIA COMO POTENCIALIZADOR DA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERFACES ENTRE HANNAH ARENDT E MATTHEW LIPMAN // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019004

Altair Alberto Favero, Junior Bufon Centenaro, Ana Lúcia Kapczynski

Interdisciplinaridade,Filosofia, Ciência,Cris

A GOVERNAMENTALIDADE COMO FERRAMENTA ANALÍTICA EM MICHEL FOUCAULT // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019005

Ketlin Kroetz, José Luis Schifino Ferrano

Governamentalidade,Ferramenta analítica,Educ

ECOS DE UMA FUTURA PROFESSORA: MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO EM PÁGINAS DE CADERNOS DO CURSO COMPLEMENTAR (1934–1936) // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019006

Dóris Bittencourt Almeida, Julia Poletto

Cadernos escolares, Cultura escrita,Escola No

PRESCRIÇÕES PARA NORMALISTAS CONTIDAS NO LIVRO DIDÁTICO FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO DE AMARAL FONTOURA (1949 A 1957) // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019007

Odaleia Alves da Costa

Livro didático,Escolas Normais,Fundamentos d

A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E A FORMAÇÃO HUMANA NUMA PERSPECTIFA MONISTA EM DEWEY // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019008

Aline Franciele Morigi, Angelo Vitório Cenci

Experiência estética,Formação humana, Arte,

A VOZ-PRÁXIS DOS MARGINALIZADOS ENTRE ESTÉTICA E POLÍTICA: AUTOAFIRMAÇÃO, RESISTÊNCIA E LUTA EM TEMPOS DE INSTITUCIONALISMO FORTE, CIENTIFICISMO E LÓGICA SISTÊMICA // DOI: 10.18226/21784612.V24.E019009

Leno Francisco Danner, Fernando Danner, Agemir Bavaresco, Julie Dorrico

Modernização,Institucionalismo, Lógica sistêm

O CONCEITO DE TRABALHO EM LUKÁCS: IMPLICAÇÕES NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL // DOI: 10.18226/21784612.V24.E0190010

Olívia Rochadel, Regina Célia Linhares Hostins, Alessandra Giacomett Melo

György Lukács,Trabalho fundante, Política edu

Dicionário Paulo Freire: (re)significando palavras, (re)inventando sentidos // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190011

Carolina Schenatto da Rosa, Débora Caroline dos Santos

Filosofia do cuidado // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190012

Luís Gabriel Provinciatto

Deleuze hermético: filosofía y prueba espiritual // DOI: 10.18226/21784612.v24.e0190013

Óscar Emerson Zuñiga Mosquera