AS CONCEPÇÕES PASCALIANAS DE INFINITO E A INCOMPREENSIBILIDADE DE DEUS E DO MUNDO

DISSERTATIO v. 35 (2012) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Ivonil Parraz

Resumo:

O presente artigo intentará mostrar que as concepções pascalianas de infinito presentes no fragmento B.72: L.199* dos Pensamentos e do opúsculo De l’esprit géométrique não lhe permitem passar do duplamente infinito ao infinito atual. Bem como, as referências feitas pelo filósofo ao infinito atual nos fragmentos B.233; L.418 e B.793; L.308 dos Pensamentos visam assinalar a impossibilidade da razão compreender o infinito. Como conseqüência, a impossibilidade de conhecer Deus e o mundo via geometria: Modelo do verdadeiro conhecimento.

* Para as citações dos fragmentos dos Pensamentos de Pascal usaremos duas ordenações diferentes de seus pensamentos: Brunschivcg (B) e Lafuma (L).

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V35I0.8691

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/8691

Palavras-Chave: INFINITO,GEOMETRIA,Deus absconditus,universo,

Dissertatio - Revista de Filosofia

A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.