A REVOLUÇÃO NA ÉTICA E NA METAFÍSICA CAUSADA PELA NEUROCIÊNCIA, BIOTECNOLOGIA E PELO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM GERAL

DISSERTATIO Volume Suplementar 2 (2015) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Cinara Nahra

Resumo:

O objetivo do presente artigo é discutir a influência do desenvolvimento tecnológico em geral, e da neurociência e da biotecnologia em particular, na discussão ética contemporânea. Mostramos então que do advento da pílula anticoncepcional até a discussão atual (em parte ainda ficcional) do enhancement e do moral enhancement, as novas tecnologias tem desafiado crenças e visões morais estabelecidas e têm colocado novos e importantes desafios para a reflexão ética. O que pretendemos mostrar aqui é que o desenvolvimento científico e tecnológico que se acelera no final do século XX e início do século XXI, especialmente as pesquisas e técnicas usadas na neurociência e na biotecnologia, estão revolucionando a metafísica e a ética. Discutiremos aqui dois pontos, 1) a influência da neurociência na ética e na metafísica e 2) A influência da biotecnologia na ética e na metafísica.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V0I0.8597

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/8597

Dissertatio - Revista de Filosofia

A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.