MÚSICA E LINGUAGEM EM ADORNO

DISSERTATIO v. 41 (2015) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Fernando R. de Moraes Barros

Resumo:

rata-se, no presente artigo, de tentar lançar uma nova luz sobre a relação entre música e linguagem a partir dos Escritos musicaisde Th. W. Adorno e, em especial, a partir do “Fragmentosobre música e linguagem”, que abre a coletânea Quasi una fantasia (1963). Levando em conta a singularidade da compreensão adorniana acerca do desenvolvimento do moderno material musical, esperamos, ademais, levantar uma hipótese de interpretação aparentemente estranha à cautela crítica de Adorno frente à confluência impensada entre a música e outros regimes artísticos – por ele denominada, na Filosofia da nova música (1949), “pseudomorfose” -, contextualizando, com isso, o tom radical das apreciações condenatórias a esse respeito. Para tanto, iremos igualmente nos valer de suas considerações acerca do assim chamado impressionismo musical e, em particular, de uma canção de Debussy.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V41I0.8508

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/8508

Palavras-Chave: Música, pseudomorfose,LINGUAGEM,impressionism

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