O PROBLEMA DA PUBLICIDADE E A PERVERSÃO DA LINGUAGEM COMO UM PROBLEMA POLÍTICO EM HANNAH ARENDT E GÜNTHER ANDERS

DISSERTATIO v. 43 (2016) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Anderson Oreste Cavalcante Lobato, Cláudia Carneiro Peixoto

Resumo:

O presente trabalho incursiona pelo pensamento de Hannah Arendt (1906-1975) e Günther Anders (1902-1992), a partir do tema da propaganda/publicidade e da perversão da linguagem. As categorias do pensamento dos autores, convergentes ou divergentes, auxiliam na compreensão de elementos presentes no mundo contemporâneo, a partir dos quais, pode-se apontar o potencial destrutivo da propaganda/publicidade e o problema político da deturpação da linguagem na sociedade de massa. Tanto para Arendt como Anders a instalação da mentira como forma de vida, da crença na ilusão como substituto da realidade e o conformismo erradicam o humano dos homens.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V43I0.9730

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/9730

Palavras-Chave: Propaganda/publicidade,linguagem, regimes tot

Dissertatio - Revista de Filosofia

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