Aristotle’s Foundationalism

DISSERTATIO v. 44 (2016) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Breno Andrade Zuppolini

Resumo:

Para Aristóteles, conhecimento demonstrativo é o resultado do que ele denomina 'aprendizado intelectual', processo em que o conhecimento da conclusão depende de um conhecimento prévio das premissas. Dado que demonstrações são, em última instância, baseadas em princípios indemonstráveis (cujo conhecimento é denominado '????'), Aristóteles é frequentemente retratado como promovendo uma doutrina fundacionista. Sem contestar a nomenclatura, tentarei mostrar que o 'fundacionismo' de Aristóteles não deve ser entendido como uma teoria racionalista da justificação epistêmica, como se os primeiros princípios da ciência pudessem ser conhecidos enquanto tais independentemente de suas conexões explanatórias com proposições demonstráveis. Argumentarei que conhecer os primeiros princípios enquanto tais envolve conhecê-los como explicações de outras proposições científicas. Explicarei, então, de que modo conhecimento noético e conhecimento demonstrativo são, em certo sentido, estados cognitivos interdependentes – ainda que o conceito de ???? se mantenha distinto de (e, nas palavras de Aristóteles, mais 'preciso' do que) conhecimento demonstrativo.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V44I0.9366

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/9366

Palavras-Chave: Aristóteles, fundacionismo,ciência,demonstraç

Dissertatio - Revista de Filosofia

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