IDEALISMO À ITALIANA: FILOSOFIA NA ITÁLIA E INFLUÊNCIA GERMÂNICA NOS SÉCULOS XIX E XX: O CASO DA INFLUÊNCIA E RECEPÇÃO DE FEUERBACH, KIERKEGAARD E NIETZSCHE NAS FILOSOFIAS DE BENEDETTO CROCE E GIOVANNI GENTILE

DISSERTATIO v. 45 (2017) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Márcio Gimenes

Resumo:

O objetivo do presente trabalho é investigar o panorama da filosofia italiana dos séculos XIX e XX e a respectiva influência germânica por ela sofrida, avaliando ainda a articulação do idealismo italiano e a crítica ao cristianismo produzida na Itália nesse período. Para tanto, dividiremos nosso artigo em duas partes principais: na primeira, investigaremos o idealismo italiano e a crítica à religião na Itália entre os séculos XIX e XX, dando especial ênfase a dois dos seus principais autores: Benedetto Croce e Giovanni Gentile. Já na segunda parte, investigaremos a influência de três pensadores do idealismo germânico na Itália desse período, a saber, Feuerbach, Kierkegaard e Nietzsche, bem com a sua recepção em contexto italiano e sua importância para o idealismo local.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V45I0.11575

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/11575

Palavras-Chave: Filosofia italiana, filosofia contemporânea,

Dissertatio - Revista de Filosofia

A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.