CAN FILM SHOW WHAT (ANALYTIC) PHILOSOPHY WON'T SAY? THE “FILM AS PHILOSOPHY” DEBATE, AND A READING OF RASHOMON

DISSERTATIO Volume Suplementar 6 (2018) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Jônadas Techio

Resumo:

Seguindo os passos de Stanley Cavell e de Stephen Mulhall, argumentarei neste artigo que o cinema pode oferecer contribuições genuínas para a filosofia. Para tanto procurarei mostrar que os principais obstáculos para considerar o cinema como capaz de fazer filosofia derivam de pontos de vista bastante restritivos sobre a natureza da racionalidade, da cognição, do significado - e, finalmente, da filosofia e do cinema eles mesmos. Apresentarei alguns desses obstáculos e indicarei formas de removê-los, adotando uma interpretação mais ampla dessas noções. A compreensão resultante será então elaborada em mais detalhes por meio da leitura de um filme específico - Rashomon, de Akira Kurosawa - que considero uma obra exemplar de ficção cinematográfica capaz de refletir filosoficamente sobre a natureza da realidade e de nossa própria existência. Essa leitura será enriquecida por meio de um "interlúdio heideggeriano" que trata da importância dos estados de ânimo para nos sintonizar com o mundo. Finalmente, e com essas considerações em mãos, concluirei minha análise de Rashomon e farei um balanço dos resultados.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V0I0.13107

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/13107

Palavras-Chave: Cinema, Filosofia, Racionalidade, Cognição,Si

Dissertatio - Revista de Filosofia

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