ÉTICA NO PLURAL: UMA BIOÉTICA REFLEXIVA ATRAVESSADA NA “PEQUENA ÉTICA” DE PAUL RICOEUR

DISSERTATIO Volume Suplementar 8 - (2018) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: José Vanderlei Carneiro

Resumo:

Este artigo tem o objetivo de percorrer a reflexão do pensamento ético de Paul Ricoeur através da sua “pequena ética” orientada para uma concepção de bioética. A questão fundamental desta abordagem ética será o seguinte: como resolver os conflitos provocados pelos hard cases? Tomaremos como materialidade textual as obras de Paul Ricoeur: O Si-Mesmo como Outro (2014) e O Justo II(2008). E dela os conceitos de estima de si, solicitude e cuidado atravessados neste estudo como visada para uma deliberação sensata à luz da sabedoria prática. O caráter insubstituível da escuta, cerne da solicitude, articula uma investigação de cunho reflexivo da bioética. Este texto estabelece uma relação entre ética e hermenêutica, a partir das tensões e mediações produzidos pelo formalismo deontológico, quando remetida da moral à ética, assim como uma ética revisitada pela norma com propósito de se inscrever como juízo moral na ética médica terapêutica.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V0I0.14583

Texto Completo: http://anpof.org/portal/index.php/pt-BR/ppe/submit/87-ppe2/108?return=aHR0cDovL2FucG9mLm9yZy9wb3J0YWwvaW5kZXgucGhwL3B0LUJSL3BwZQ==

Palavras-Chave: Estima de si,Solicitude, Cuidado,Bioética

Dissertatio - Revista de Filosofia

A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.