A procura por uma nova teoria da subjetividade em Wilhelm Dilthey mediante a tarefa de fundamentação das Ciências do Espírito

DISSERTATIO v. 47 (2018) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Guilherme José Santini

Resumo:

O psicologismo é um tópico na História da Filosofia alemã do século XIX. A tese sobre a qual se sustenta o psicologismo é a tese do princípio de imanência como ponto de partida para uma fundamentação epistemológica do conhecimento. Concentrar-nos-emos em apenas um dos filósofos que farão essa abordagem nesse viés, o filósofo alemão Wilhelm Dilthey, conhecido como referência da chamada Filosofia da Vida (Lebensphilosophie). Com efeito, em busca de uma resposta para a pergunta sobre as condições de possibilidade do conhecimento histórico, Dilthey defendeu a postulação do princípio de imanência como ponto de partida para uma nova teoria da subjetividade que viesse a embasar uma nova Teoria do Conhecimento e concorrer para um método alternativo ao das Psicologias Explicativas baseadas em pressupostos materialistas. O nosso interesse se dirige à investigação da importância da posição desse princípio no projeto diltheyano da chamada Crítica da Razão Histórica, que constitui um capítulo da história da transição da Filosofia Moderna para a Filosofia Contemporânea, marcada pelo surgimento de novas teorias da subjetividade.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V47I0.13319

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/13319

Palavras-Chave: Teoria da Subjetividade, Wilhelm Dilthey,; Or

Dissertatio - Revista de Filosofia

A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.