Decolonial philosophy and the historical-sociological blindness of the theories of modernity: a new way to Latin-American philosophy

DISSERTATIO v. 47 (2018) • Dissertatio - Revista de Filosofia

Autor: Leno Francisco Danner

Resumo:

O artigo reflete sobre a filosofia latino-americana enquanto uma práxis decolonial que desvela e supera a cegueira histórico-sociológica das teorias da modernidade, que é caracterizada pela separação entre a cultura europeia e a moderna Realpolitik do colonialismo como momentos não-dependentes e pela reconstrução do processo de constituição da modernidade europeia enquanto um movimento de evolução endógeno, autorreferencial e basicamente interno que, entretanto, assume um sentido, um alcance e um movimento universalistas. Aqui, o papel crítico e emancipatório do paradigma normativo da modernidade somente é possível de ser sustentado por meio da afirmação daquela cegueira histórico-sociológica. Desse modo, a filosofia latino-americana, no momento em que denuncia e desvela a cegueira histórico-sociológica das teorias da modernidade, aponta diretamente para a auto-limitação do paradigma normativo da modernidade enquanto a agenda e a práxis teórico-políticas fundamentais de uma filosofia decolonial, também enquanto condição para a autocorreção da própria modernidade.

DOI: HTTP://DX.DOI.ORG/10.15210/DISSERTATIO.V47I0.9644

Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/dissertatio/article/view/9644

Palavras-Chave: Modernidade,cegueira histórico-sociológica, e

Dissertatio - Revista de Filosofia

A Revista Dissertatio de Filosofia (RDF) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas. RDF publica artigos originais, estudos críticos, traduções devidamente autorizadas pelos autores e/ou representantes legais, com introdução, comentários e notas de temas relevantes na História da Filosofia, assim como resenhas. Desde 2015, a RDF começou a publicar volumes de fluxo contínuo e volumes suplementares em um mesmo número, ao invés de intercalar volumes de fluxo contínuo com números temáticos (dossiês). Em 2016, a Revista Dissertatio de Filosofia migrou para a Plataforma Open Journals (viabilizada pelo Public Knowledge Project), com o objetivo de qualificar e agilizar seus processos editoriais. Em 2017, o objetivo é intensificar o processo já em curso de internacionalização. Neste sentido, a periodicidade da revista passará a ser quadrimestral, seguindo as diretrizes dos principais indexadores internacionais.