SOBRE O FILÓSOFO COMO EDUCADOR EM KANT E NIETZSCHE

Vol. 2, N. 2 (2005) • DoisPontos

Autor: Oswaldo Giacoia Junior

Resumo:

Este trabalho pretende comparar a concepção de formação filosófica em Kant e
Nietzsche. A metáfora do filósofo como legislador constitui a peça central na análise
hermenêutica de ambos os pensadores.

Abstract:

This paper aims to compare the conception of philosophical
formation bei Kant and Nietzsche. The metaphor of the philosopher as lawgiver
constitutes the central piece in the hermeutic analysis of both thinkers

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v2i2.1962

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/1962/1628

Palavras-Chave: Filosofia,Filósofo,Legislador,Kant,Nietzsche,

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index