A FUNÇÃO DAS DÚVIDAS CÉTICAS NAS MEDITAÇÕES DE DESCARTES

Vol. 4, N. 2 (2007) • DoisPontos

Autor: Flavio Williges

Resumo:

O objetivo central deste artigo é sustentar que as hipóteses céticas presentes na Primeira Meditação, especialmente a dúvida acerca das coisas materiais, devem ser entendidas como uma espécie de exercício mental proposto como expediente para fragilizar a confiança nos sentidos e preparar o leitor das Meditações para a apreensão de verdades acessíveis à luz da razão. Nesse sentido, pretende-se mostrar que a dúvida cética desempenha, na economia das Meditações, uma função muito mais positiva, construtiva, do que propriamente negativa, de instauração do ceticismo filosófico acerca do mundo exterior, tal como ela tem sido freqüentemente representada nos debates epistemológicos contemporâneos. A estratégia que permitiu tal leitura consistiu em valorizar o aparecimento das dúvidas céticas no interior de um texto escrito em estilo meditativo e em destacar certos elementos das circunstâncias intelectuais que envolveram a revolução científica vivenciada por Descartes.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v4i2.8181

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/8181/8126

Palavras-Chave: Descartes,dúvidas céticas,ciência,ceticismo,e

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index