NOTA SOBRE A DÚVIDA CARTESIANA

Vol. 4, N. 2 (2007) • DoisPontos

Autor: Alexandre N. Machado

Resumo:

Esta nota tem como objetivo formular questões que mostram certas dificuldades na compreensão da dúvida metódica cartesiana. Trata-se de uma avaliação crítica que parte da seguinte hipótese: ou a dúvida metódica não é inteligível ou ela não é uma dúvida. Prima facie, a dúvida metódica parece ser irracional, pois em seu escopo estão proposições que parecem ser paradigmas de racionalidade. Algumas explicações da inteligibilidade da dúvida metódica parecem destituí-la do caráter de dúvida, como aquelas que procuram compatibilizar a dúvida metódica e a crença. As principais questões tratadas nesta nota são: (1) Qual é a motivação epistêmica da dúvida metódica? (2) Dado o que está disponível ao meditador na Primeira Meditação, o que é apresentado como razão para duvidar pode ser considerado realmente desse modo? Em especial, por que o apelo ao provável não neutraliza essas supostas razões? (3) A dúvida metódica é compatível com as necessidades epistêmicas da vida prática? (4) Qual é a natureza da atitude denominada dúvida” e qual é o seu objeto?

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v4i2.8047

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/8047/8125

Palavras-Chave: Descartes,dúvida,certeza absoluta,probabilida

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index