O SÓCRATES DE PLATÃO E OS LIMITES DO INTELECTUALISMO NA ÉTICA

Vol. 4, N. 2 (2007) • DoisPontos

Autor: Benoît Castelnérac

Resumo:

Minha intenção é a de mostrar como uma leitura cética dos diálogos socráticos de Platão permite explicar alguns impasses nos quais resulta a interpretação dogmática desses diálogos. Enumero aqui, de maneira programática, os elementos que permitirão sustentar que, nos diálogos de juventude, Platão desenvolveu uma lógica que conduz a uma posição forte sobre os limites do conhecimento e do intelectualismo. Essa interpretação se inspira em traços dominantes do ceticismo de Arcesilau (séc. III a.C.). Mostrarei como os diálogos de Platão podem ser lidos como a inspiração por trás da posição de Arcesilau quando este afirma que seria preciso suspender o julgamento e, na falta de certeza, seguir o que é razoável (eulogon). De uma parte, o estudo do estatuto paradoxal da ignorância socrática e do papel do oráculo na Apologia permite discernir o funcionamento de uma lógica propícia a gerar aporias. De outra parte, a análise do problema da virtude-ciência no Protágoras e no Laques permite exibir os mecanismos de uma argumentação cuja conclusão é a impossibilidade de defender hic nunc uma ética estritamente intelectualista.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v4i2.8280

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/8280/8123

Palavras-Chave: Ceticismo,Sócrates,Platão,Virtude

DoisPontos

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