O SOLIPSISMO COMO FORMA EXTREMA DE CETICISMO NO SÉCULO DAS LUZES

Vol. 4, N. 2 (2007) • DoisPontos

Autor: Sebastian Charles

Resumo:

Este artigo visa mostrar a persistência, no século XVIII, de um problema nascido em solo cartesiano – o solipsismo – a fim de atenuar a distinção demasiado abrupta que habitualmente se faz entre o racionalismo clássico e o empirismo das Luzes, particularmente em nível epistemológico. Depois de mostrar a importância do debate do século XVIII e de repertoriar os argumentos pró e contra a posição solipsista, o artigo se conclui com uma defesa de uma releitura da filosofia das Luzes e propõe-se a vincular o pessimismo epistemológico que caracteriza as grandes teorias filosóficas do final do século XVIII à persistência do cartesianismo em um século que todavia se acreditava livre do espírito de sistema do século precedente.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v4i2.8281

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/8281/8122

Palavras-Chave: Cartesianismo,solipismo,racionalismo,filosofi

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index