SUJEITO PERCEPTIVO E MUNDO EM MERLEAU-PONTY

Vol. 5, N. 1 (2008) • DoisPontos

Autor: Marcus Sacrini A. Ferraz

Resumo:

Neste artigo, pretendemos mostrar como a concepção de Merleau-Ponty acerca das relações entre sujeito perceptivo e mundo muda no decorrer de sua obra. Em seu livro Fenomenologia da Percepção, publicado em 1945, Merleau-Ponty atribui a tal sujeito a capacidade de assimilar adequadamente o ser do mundo. No entanto, no início dos anos cinqüenta, seu estudo da obra do psicólogo Kurt Koffka explicita alguns resultados incompatíveis com a atribuição de tal capacidade ao sujeito. Por fim, em O Visível e o Invisível (texto final do filósofo, escrito entre 1959 e 1961, e publicado postumamente), Merleau-Ponty reconhece que as capacidades de assimilação perceptiva do ser do mundo possuem limitações.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v5i1.11939

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/11939/8424

Palavras-Chave: percepção,mundo percebido,mundo geográfico,fé

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index