CETICISMO DE HUME ATRAVÉS DO EMPIRISMO TRANSCENDENTAL DE DELEUZE: DISJUNÇÃO INCLUSIVA E SUJEITO EMPÍRICO

Vol. 5, N. 1 (2008) • DoisPontos

Autor: Hélio Rebello Cardoso Jr

Resumo:

O presente artigo se inicia com uma cláusula interna à filosofia deleuzeana, a de que todo pensamento pode ser carcterizado pelo grau de imanência que o mesmo realiza. O pensamento de Hume, como “empirismo superior”, segundo expressão de Deleuze, promoveria a imanência, ou seja, ele não se renderia a nenhum transcendente. Ao mesmo tempo, como superior, se trata de um empirismo que não se prende ao imedia-tamente dado, como suporia um “empirismo ingênuo”. Por isso, o empirismo seria um pensamento da imanência que apresenta certa alçada transcendental, permitindo a Deleuze falar em “empirismo transcendental”. A complexa fórmula filosófica resumida nessa expressão deleuzeana será por nós, aqui, tratada sob o ponto de vista Hume, de modo que o ceticismo humeano será tomado como um operador de imanência que ofe-rece ao empirismo sua dimensão transcendental. Tal tratamento será levado a cabo em duas etapas, quais sejam: a) ceticismo e problema da disjunção inclusiva na interação das faculdades (razão/entendimento e faculdade prática); b) ceticismo e transcendentalidade dos juízos empíricos.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v5i1.8140

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/8140/8419

Palavras-Chave: Ceticismo,Empirismo,Hume,Deleuze,Transcendent

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index