GRAMÁTICA E VERDADE NECESSÁRIA

Vol. 6, N. 2 (2009) • DoisPontos

Autor: João Vergílio Gallerani Cuter

Resumo:

Wittgenstein procura mostrar que a teoria dos tipos de Russell está condenada auma autodissolução. Ela só pode ser exposta na medida em que a exposição incorre emviolações sistemáticas das regras que a teoria tenta impor a toda a linguagem. Por outrolado, se for encarada enquanto mero sistema de regras para o uso de sinais, ela se tornacompletamente arbitrária. A teoria dos tipos apresenta na forma de uma invenção aquiloque, do ponto de vista do Tractatus, só poderia ser o resultado de uma descoberta: a estruturaessencial da realidade que a linguagem deve decalcar. É daí que surge, no Tractatus, asolução intermediária de uma "essência inefável". O problema se complica quando o Tractatusse revela uma alternativa inviável, e a idéia de uma estrutura essencial da realidade ficacomprometida. Tento fazer, no final do artigo, uma reflexão de tipo wittgensteiniano natentativa de determinar o que resta da noção de necessidade quando abandonamos a idéiade que a realidade possua uma estrutura essencial que a linguagem limita-se a decalcar.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v6i2.14932

Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/14932/11395

Palavras-Chave: Russell,Wittgenstein,Tractatus Logico-Philoso

DoisPontos

A Revista doispontos: é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidades Federais do Paraná e de São Carlos, SP. Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

 

ACESSE O SITE: https://revistas.ufpr.br/doispontos/index